ENGAJAMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA SUL – PE
Formação Continuada; Engajamento Docente; Metodologias Ativas.
A formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas. Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas segundo a literatura internacional. O campo de pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas no biênio 2018 e 2019. Após o período das vivências, surgiu a seguinte questão de pesquisa: como um modelo de formação continuada respaldado em metodologias ativas pode intervir no engajamento de professores de Ciências e Biologia da GRE Metropolitana Sul- PE? Com base no questionamento, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral para a pesquisa: compreender a possibilidade de intervenção de um modelo de formação continuada, apoiado em metodologias ativas, no engajamento de docentes de Ciências e Biologia da GRE Metropolitana Sul- PE. Em consonância com essa busca, definiram-se objetivos específicos; identificar as evidências e mensurar as dimensões de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada; analisar a percepção dos docentes sobre o modelo e o seu engajamento em relação a ele. A pesquisa tem de uma abordagem quali-quantitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa documental, escala de avaliação de engajamento docente na formação continuada e entrevistas em forma de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu pela Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) por meio de triangulações. Ao longo da investigação, a pesquisa nos conduziu a propor um instrumento com indicadores próprios para mensurar os níveis de engajamento docente na formação continuada. As entrevistas em CHD se mostraram de extrema relevância para validar de forma qualitativa os resultados quantitativos gerados pela escala. Através dos resultados, identificamos que os principais elementos motivadores que promoveram engajamento docente foram: as temáticas da formação selecionadas a partir das necessidades formativas dos professores, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador e a metodologia colaborativa da formação. Todos eles favoreceram o engajamento cognitivo, emocional e social dos professores nas diferentes perspectivas de seus indicadores. Dessa forma, a pesquisa evidencia que a formação continuada que rompe com o modelo tradicional de viés positivista favorece um maior engajamento dos docentes com seu processo formativo.