A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE METABOLISMO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: traçando relações entre Garfield e Scooby-Doo para a saúde humana
Ensino de Biologia; Teoria dos Construtos Pessoais (TCP); Recursos Audiovisuais; Filmes e Desenhos Animados.
Ao estudar sobre o Metabolismo deve-se levar em consideração discussões sobre os aspectos que interferem na saúde humana, como as Doenças Cardiovasculares (DCV), hábitos alimentares e estilo de vida. A utilização de estratégias diversificadas de ensino, no tocante ao uso de recursos audiovisuais como filmes e desenhos animados podem auxiliar a prática docente no processo de construção conceitual dos estudantes. Assim, objetivamos verificar a potencialidade da utilização de filmes e desenhos animados na construção do conceito de Metabolismo com estudantes do Ensino Médio através do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK). A pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, sendo um estudo do tipo descritivo. Os atores sociais serão estudantes da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola integral da rede estadual de ensino, no município de Gravatá – PE. Serão executadas intervenções aportadas pelas cinco etapas do CEK. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados questionários semiabertos, diário de bordo, audiogravação e a observação. Para a análise dos dados será utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Espera-se que a estratégia do uso da cinematografia se apresente como elemento atrativo para o estudante, ao passo que o insira como agente ativo no processo de construção, reflexão e mudanças em suas práticas, atitudes e hábitos, visando uma melhor qualidade de vida.