Banca de QUALIFICAÇÃO: HEMILY EDUARDA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEMILY EDUARDA SANTOS
DATA : 24/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

A ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE EMPUXO NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

 Resolução de problemas, sequência de aulas, empuxo, física, Vygotsky.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A resolução de problemas é uma metodologia de ensino e aprendizagem que vem
sendo estudada por diversos pesquisadores na área de ensino de ciências. Sendo a resolução
do problema o principal objeto deste estudo. O termo problema é plurívoco e carrega com ele
vários teóricos, tomaremos como base para nosso estudo Vygotsky com sua definição de
problema real onde será usado como uma ferramenta de mediação para que o aluno chegue a
tomada de consciência, saindo de seu nível de desenvolvimento real e chegando ao nível de
desenvolvimento potencial, para isso iremos unir os estudos ao referencial de Pozo e Crespo
que trabalham a resolução de problemas em sala de aula. Temos assim, como objetivo geral
analisar as contribuições da Resolução de Problemas para o desenvolvimento dos estudantes
sobre o conceito de empuxo. Apresentaremos aos alunos problemas que envolvem a limitação
do conceito de empuxo trabalhado nos livros do ensino médio, logo os estudantes estarão se
deparando com uma contradição entre o que os nossos problemas propõem e o que os livros
abordam, despertando neles a necessidade de buscar informações em outras fontes. Para isso
organizamos uma sequência de aulas que trabalhará essa limitação com alunos da 1ª série do
ensino médio em uma escola no Recife. Essa pesquisa é do tipo qualitativa, onde iremos
processar os dados por meio da resolução dos problemas propostos, diário de bordo, vídeo-
gravações e produção de relatórios. Esses dados serão analisados por meio da análise de
conteúdo proposta por Bardin (2011). As categorias serão trabalhadas tanto as selecionadas a
priopri, relacionadas aos pressupostos de Vygotsky e Pozo e Crespo, quanto a posteriori, que
serão as categorias que podem emergir dos dados coletados e que nos auxiliarão a validar
nossa pesquisa em relação ao objetivo apresentado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Interna - ANGELA FERNANDES CAMPOS
Externo ao Programa - 1299496 - ALEXANDRO CARDOSO TENORIO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 10:43
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10