Banca de DEFESA: CLAUDINELLY YARA BRAZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDINELLY YARA BRAZ DOS SANTOS
DATA : 23/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: sala 6B do Departamento de Educação
TÍTULO:

REPERCUSSÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Residência pedagógica; formação inicial de professores; formação de professores de ciências e biologia; Programa Residência Pedagógica.

 


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Este trabalho discute a repercussão do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Ciências e Biologia. Buscou-se conhecer como o PRP foi implantado na universidade estudada, bem como se deu a relação entre a escola e a universidade no âmbito do programa. Além disso, pretendeu-se compreender as possíveis contribuições do programa para formação inicial de professores de ciências e biologia. Para isso, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa com uma finalidade descritiva que tem como objeto de estudo o Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A construção de dados foi realizada a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, esses dados foram analisados a através da análise de conteúdo proposta por Bardin. Diante dos dados compreende-se que a forma como o PRP foi implantado na universidade estudada mostra-se um tanto conturbada, com mudanças de escolas campo e de preceptores devido a conflitos e desistências dos participantes. As atividades desempenhadas pelos residentes eram semelhantes àquelas desenvolvidas pelos estagiários dos cursos de licenciatura, com ressalva para alta carga horária de regência, assim como as atividades, os problemas que os residentes se encontraram também eram semelhantes aos estudantes estagiários da licenciatura como, por exemplo, a infraestrutura da escola. Essa grande quantidade de horas destinada à regência foi a maior dificuldade apontada por residentes e preceptores uma vez que se tornou quase que impossível cumpri-la em 18 meses. Apesar de cumprirem uma grande quantidade de horas, os residentes recebiam uma bolsa com o valor baixo, sendo este um fator que pode fortalecer a desvalorização da profissão docente. A escola campo foi um espaço apontado pela maioria dos residentes como acolhedor. Apesar disso, eles enfrentaram dificuldades para realização de atividades devido à resistência de outros professores. Os dados apresentaram que apesar dos residentes estarem imersos no ambiente, não era nítida a colaboração dos preceptores como formadores e da escola como espaço de formação. Ainda persistiu uma visão doadora, onde a universidade fornecia conhecimento e inovação e a escola era apenas uma recebedora. Algumas possíveis contribuições foram percebidas, como a imersão que possibilitou a aproximação da teoria e da prática, formação continuada dos professores preceptores e o incentivo à pesquisa. Para continuidade do programa de modo que haja maiores contribuições para a formação docente, é preciso processo de escuta das instituições e um melhor investimento nas escolas, nas universidades, na formação dos professores em exercício e na própria política para formação de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1299496 - ALEXANDRO CARDOSO TENORIO - nullInterno - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA GOMES DA SILVA - UPE
Presidente - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Interno - ***.280.754-** - RICARDO FERREIRA DAS NEVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 19:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss07.producao-jboss07