“É LOUCURA ODIAR TEU CABELO PORQUE ALGUÉM SE INCOMODOU”: IDENTIDADE CAPILAR NEGRA E O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS
Identidade Capilar Negra, Perfil Conceitual, Substâncias Químicas
A presente dissertação buscou analisar o potencial da temática “Identidade Capilar Negra” como uma Questão Sociocientífica na construção do conceito de substância química, considerando a Teoria dos Perfis Conceituais. Essa investigação foi desenvolvida com estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, no NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos), localizada na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife. O conceito de substância foi fundamentado em Silva e abordado em diferentes contextos à luz da Teoria dos Perfis Conceituais e ele foi escolhido por ter uma relação com a temática Identidade Capilar Negra, em que foi discutida a composição das fibras capilares, apresentando que quimicamente todas as substâncias presentes nas fibras capilares são iguais. Estruturamos uma Sequência Didática baseada em Méhet e no método 5E de Patro para trabalhar o conceito de substância química na dimensão epistemológica em 6 encontros: fase do engajamento, da exploração, da explicação, da elaboração e da avaliação, envolvendo atividades questionários, elaboração de cartão 3D com resumo do conceito de substância ao longo do tempo, resolução da QSC, elaboração de fanzine. A análise de dados evidenciou a emergência das seis zonas do perfil conceitual de substância: generalista, essencialista, substancialista, racionalista e relacional. Identificamos a presença do hibridismo e após a intervenção didática, percebemos a ocorrência de respostas mais relacionadas a visão científica. Destacamos que a relação entre a Teoria dos Perfis Conceituais, considerando o conceito de substância, e a QSC, considerando a temática identidade capilar negra, foi eficiente tanto para o enriquecimento dos perfis conceituais e da tomada de consciência quanto para a tomada de decisão, pensamento crítico, dimensões ético-morais, além da promoção e mobilização de ações sociopolíticas.