Banca de DEFESA: CAROLINA SANTOS DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA SANTOS DE MIRANDA
DATA : 14/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal Rural de Pernambuco
TÍTULO:

TECENDO REDES NO "CAMINHAR PARA SI" A PARTIR DE UMA
VIVÊNCIA FORMATIVA DE NÓS PROFESSORES DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

complexidade; transdisciplinaridade; professores de ciências; vivência autoformativa; biografia educativa.


PÁGINAS: 286
RESUMO:

Olhar para si, se autoconhecer, autoformar-se, palavras que hoje ouvimos no âmbito acadêmico e social, tudo porque a sociedade mudou principalmente com o advento e utilização da tecnologia, entramos em uma crise, que antes de tudo, é uma crise humana. Nos especializamos demais, nos tornamos individualistas, deixamos de olhar para o outro pessoa e o outro conhecimento. Por isso precisamos ampliar nosso olhar e enxergar a complexidade que nos rodeia, para isso, precisamos enxergarmos a nós mesmos. Portanto, a problema que norteia essa pesquisa é: Como tecer redes no “caminhar para si” em uma vivência autoformativa de NÓS professores de ciências? Dentro desse problema o meu objetivo geral é compreender o processo de “caminhar para si” em uma vivência autoformativa de NÓS professores de ciências, dentro desse os objetivos específicos são: vivenciar uma experiência formativa de professores de ciências usando a técnica ABPS (Ateliê Biográfico de Projetos); Tecer redes unindo as dimensões envolvidas no processo autoformativo (auto, hetero e eco), trabalhando dentro do espaço-tempo de “passado” e “futuro” tendo como tempo o “presente” e suas condições de existência e refletir sobre a construção da minha rede de caminhar para si vivenciado dentro do papel de pesquisadora participante. Nossa pesquisa ocupa ao mesmo tempo dois espaços, o espaço da pesquisa e da formação de professores, tanto que se misturam e não conseguimos delimitar uma divisão entre elas, a esse tipo pesquisa se chama pesquisa-formação. Josso (2007) diz que a pesquisa-formação é um trabalho de pesquisa que se desenvolve a partir de histórias de vidas centradas na formação, pois segundo a autora nesse processo de escuta de outras narrativas de vida eu ressignifico minhas próprias concepções, existência e entro em um movimento de formação também. Dentro disso nossa vivência autoformativa vai se utilizar da técnica de biografia educativa, especificamente o ateliê biográfico de projeto. O contexto dessa pesquisa-formação se localiza em um momento de espaço-tempo específico no qual nos encontramos em meio a pandemia o que nos obriga a fugir das aglomerações e arranjar soluções de continuarmos com nossas produções vivas. Por tudo que estamos vivendo nessa pandemia a nossa vivência acontecerá a distância e para tanto usaremos de recursos tecnológicos, como: chamas de vídeo, grupos de whatsapp e e-mail. Por tanto os participantes dessa vivência autoformativa são habitantes de 3 cidades diferentes: Caruaru, Vicência e Recife, localizadas no estado de Pernambuco. No total fomos 7 participantes que se mantiveram firmes até o fim do processo autoformativo, todos NÓS professores. A vivência autoformativa aconteceu tomando como modelo a quantidade de momentos proposto por Delory-Momberger (2006), tivemos 6 momentos, com diversas ações dentro desses momentos, usando diferentes espaços e recursos tecnológicos para nos unir em meio a distância, como chamadas de vídeo, grupos no whatsapp, google docs, podcasts e e-mails. Dentre os nossos resultados se destacou o fato de que foi difícil entrar nesse movimento autoformativo, mas conseguimos pelo menos refletir e ressignificar a nossa prática. Portanto concluo que vivenciamos uma autoformação que contribuiu para a formação de NÓS professores de ciências como pessoa e assim ressignificamos a forma como pensamos e provavelmente viveremos nosso fazer docente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Interna - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Interno - THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1740217 - ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO - UFRPEExterna à Instituição - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 13:42
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss02.producao-jboss02