TERTÚLIA DIALÓGICA CIENTÍFICA (TDC) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSÍVEIS ABORDAGENS A PARTIR DE TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS
Ciência-Tecnologia-Sociedade. Ensino Híbrido. Temas Contemporâneos Transversais.
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa de processos de construção de significados em ensino de Ciências e Matemática e foi aplicado no contexto da Educação Básica no componente Química. Entendendo a necessidade de ampliação das discussões das Tertúlias Dialógicas (TD), focamos nosso olhar sobre as Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) vinculadas aos Temas Contemporâneos Transversais (TCT). A pesquisa foi realizada em uma turma de terceira série do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano – Aurora localizada em Recife - PE. Nesse contexto, foi proposto como problema de pesquisa: levando em consideração o contexto atual do ensino de Química e visando um processo de ensino e aprendizagem efetivos de ciência para os estudantes do Ensino Médio, como a metodologia da (TDC) pode contribuir para a construção de conceitos sobre Ciências? E como objetivo: Analisar o processo de construção de conceitos e significados de ciências a partir de temas contemporâneos transversais, por meio da (TDC), tendo em vista sua contribuição como prática pedagógica pautada nos sete princípios da aprendizagem dialógica. A presente proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, cabendo ao pesquisador descrever uma pessoa ou cenário, analisar dados, identificar temas ou categorias e, finalmente, fazer uma interpretação ou tirar conclusões sobre o seu significado. A partir da proposta de Freire de educação libertadora como referência central reconhece-se a metodologia da TDC como estratégia importante para a alfabetização científica de jovens do Ensino Médio. A sequência das ações foi aplicada no ano de 2021 na escola supracitada com o tema transversal AUTOMEDICAÇÃO. Os dados foram coletados por meio de questionários (QVA e QVP), análise de ficha de registro individual (FRI), das falas das rodas de diálogo e da produção textual dos estudantes. Das análises, inseridas na perspectiva da aprendizagem dialógica, identificamos que a ação pedagógica à luz da TDC nos permite afirmar que os estudantes têm o horizonte mais alargado para as possibilidades de efetivação da educação escolar e para a vida no que diz respeito à construção de conceitos em Ciências.