Banca de DEFESA: ELIEMERSON DE SOUZA SALES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIEMERSON DE SOUZA SALES
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

ANALISANDO PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA CONSIDERANDO A HETEROGENEIDADE DE MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR, DILEMAS E CONTRADIÇÕES EM AULAS DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação formativa, heterogeneidade de pensamento, sistema de atividade, conceito de calor


PÁGINAS: 270
RESUMO:

O trabalho de tese teve como objetivo analisar como se estabelecem processos de avaliação formativa em face à heterogeneidade dos modos de pensar e formas de falar presentes na sala de aula de Química, e possíveis dilemas e contradições que podem emergir no processo. Nesse sentido, propomos a estruturação de um sistema de atividades que teve como objeto a apropriação do conceito de calor. Os sujeitos participantes da pesquisa foram o professor/pesquisador e 22 estudantes do segundo ano do Ensino Médio do componente curricular Química de uma escola da rede pública situada no interior de Pernambuco, Brasil. Na metodologia, a pesquisa adotou os pressupostos da abordagem qualitativa guiando-se pelo método descritivo e interpretativo. Como aportes teórico-metodológicos, para estruturar o sistema de atividades, recorremos aos pressupostos que dão suporte ao diagrama de atividades como sistema (ENGESTROM, 2001), a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014) contribuiu para modelar a heterogeneidade do pensamento e da linguagem, mais especificamente com relação às zonas do perfil conceitual de calor (AMARAL; MORTIMER, 2001) e para planejar e analisar o processo avaliativo integrado ao ensino e aprendizagem, tomamos por base a perspectiva de Bell e Cowie (2001) a partir as características da avaliação formativa no Ensino de Ciências, assim como contribuições de outros autores que corroboram com a discussão acerca da avaliação como atividade sociocultural. Os resultados apontaram que a estruturação de atividades em processos integrados de ensino, avaliação e aprendizagem, que levam em consideração a heterogeneidade do pensamento e da linguagem, favoreceu o engajamento dos estudantes em interações discursivas possibilitando a eles a expressão de diferentes modos de pensar e formas de falar sobre o conceito de calor. Os processos avaliativos com foco na heterogeneidade, revelaram que as enunciações dos estudantes se apresentam como construções híbridas, alinhadas não apenas ao discurso científico, mas também a linguagens sociais associadas a diferentes contextos. Dessa forma, a aprendizagem promovida pelos artefatos mediadores que explicitam as diferenças entre modos de pensar e falar sobre o conceito estudado, associados a contextos diversos, convida os estudantes a articularem ideias para uma significação situada do ponto de vista científico, e isso traz implicações para as formas de avaliação adotadas pelo professor. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.128.744-** - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Interna - 2171949 - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Interna - 2453021 - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Externo à Instituição - EDUARDO FLEURY MORTIMER
Externa à Instituição - KILMA DA SILVA LIMA VIANA
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 20:23
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