Resolução de Problemas no Ensino de Química: Reflexões sobre a Divulgação Científica e a Formação Continuada de Professores
Resolução de Problemas, Ensino de Química, Divulgação Científica, Website RPEQ.
Este trabalho de tese é de natureza qualitativa e objetivou investigar os propósitos de ensino e as adequações teórico-metodológicas realizadas por professores de Química da Educação Básica em seus planejamentos de ensino sobre a Resolução de Problemas, como abordagem didática, a partir de um suporte de Divulgação Científica – Website RPEQ. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico em periódicos de Qualis A1 e A2 pertencentes a área de Educação e Ensino visando identificar as direções de estudos sobre a temática da Divulgação Científica desenvolvidas na área do Ensino de Química. Além disto, também realizamos uma atividade de Formação Continuada sobre a Resolução de Problemas e Divulgação Científica ambas com enfoque no Ensino de Química para os docentes participantes do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram desta pesquisa vinte professores os quais foram organizados em grupos. Nossos materiais de análise foram os artigos encontrados no levantamento bibliográfico, os planejamentos de ensino elaborados pelos grupos durante a formação e a gravação de suas apresentações. Tais materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Após a busca pelos artigos em quarenta periódicos localizamos um total de dezessete trabalhos em dez revistas que abordam a temática da Divulgação Científica para o Ensino de Química no intervalo de onze anos. Neste contexto, identificamos cinco direções de estudos. Constatamos que a Divulgação Científica se configura como objeto de estudo incipiente no Ensino de Química. Observamos que a maior parte das pesquisas propõe o uso da Divulgação Científica para promover a construção dos conceitos químicos, enquanto as experiências na área de Formação de Professores de Química são relatadas com menor frequência. Em relação aos propósitos de ensino evidenciados nos planejamentos dos professores ao utilizarem as pesquisas contidas no website RPEQ como material de Divulgação Científica identificamos sete propósitos em que cinco deles relacionam-se com os estabelecidos por Lima e Giordan e dois deles referem-se a novos propósitos emergentes nesta tese. Alguns propósitos de ensino não foram contemplados pelos docentes, os quais são importantes para o desenvolvimento do conhecimento químico do aluno. No concernente as adequações teórico-metodológicas sobre a Resolução de Problemas estabelecidas pelos professores nós analisamos oito aspectos: a modalidade de ensino, os conteúdos selecionados, a temática escolhida, o problema construído por eles, a dinâmica das atividades, as atividades e recursos propostos e a realização do levantamento de concepções prévias dos estudantes. Constatamos fragilidades nos planejamentos dos professores em relação a alguns fundamentos teórico-metodológicos da Resolução de Problemas, tais como: a construção de problemas focados apenas na discussão de conteúdos do tipo conceituais e a falta de contextualização do problema, limitado apenas ao processo de exemplificação. O processo formativo com o uso do website RPEQ pôde contribuir para que os professores de Química conseguissem pensar e estabelecer diferentes propósitos de ensino em um único planejamento, vislumbrando a construção da aprendizagem e o entendimento do conhecimento químico de maneira mais significativa para o estudante a partir da Resolução de Problemas. Assim, observamos a potencialidade do website RPEQ referente a sua funcionalidade de recurso didático digital para o professor de Química e como suporte para realização de processos formativos a partir da divulgação científica.