RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SISTÊMICOS-COMPLEXOS EM BIOLOGIA: UM OLHAR À LUZ DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL
Aprendizagem Desenvolvimental, Ações Mentais por Etapas, Base Orientadora da Ação, Conceitualização, Perspectiva sistêmico-complexa, Mediação Semiótica, Ensino da Biologia, Escola de Psicologia Soviética, Flexibilidade Cognitiva, Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco/MoMuP-PE.
O cenário educacional contemporâneo mantém esforços no desmistificar do desenvolvimento das capacidades cognitivas. Os percursos didático-pedagógicos direcionam diferentes investigações pautadas na mediação e metodologias ativas, as quais abarcam o reconhecimento conceitual, empírico e formal, enquanto construto de uma evolução histórico-cultural, fruto da inseparável interação entre o sujeito e o sistema de signos que o rodeia. Este estudo almeja ancorar-se na Aprendizagem Desenvolvimental retomando o olhar aos processos de ensino e conceitualização de aspectos biológicos submiscroscópicos, considerados de difícil entendimento. O objetivo foi investigar as ações mentais durante a aplicação do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco/MoMuP-PE numa turma de Licenciatura em Biologia, disciplina de Bioquímica, a partir de dois enfoques: o pressuposto de que o MoMuP-PE se comporta como uma BOA específica e, ainda, a investigação desta hipótese numa sequência didática fundamentada no Modelo. Compreender a orientação do ensino por etapas, é apostar na percepção de que a internalização materializada nos construtos, sejam individuais ou entre pares, é favorecida em movimentos dialeticamente contínuos da análise à síntese, espelhando as capacidades mentais a partir da evolução conceitual. Os resultados apontam para a eficiência do Modelo enquanto potencial orientador para a Aprendizagem Desenvolvimental devido ao viés da construção colaborativa, dialética, ativa e articulada, alicerçada no acolhimento das experiências, vivências pessoais, e, ainda, no reconhecimento do sutil campo das emoções. Em dupla via, na medida em que os processos de Desconstrução orientada e reflexiva, Aprofundamento e Reconstrução Articulada e Paradigmática avançam, sugerindo desenvolvimento cognitivo, a recíproca revela-se na prática docente. Acreditamos que o investimento na compreensão dos processos que abarcam as capacidades mentais superiores contribui com novas concepções frente a conceitualização, e, consequentemente, com o pensar e repensar do ensino, pois, na medida em que se esclarecem as bases para a internalização e materialização de conceitos, também afloram possibilidades efetivas e novos caminhos para a aprendizagem e o desenvolvimento.