APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
ABP. Teoria da atividade. Engeström. Química. Ensino médio.
Este trabalho objetiva investigar se e como as contradições relativas ao tema “Infodemia: Quantidade versus qualidade”, abordado a partir da ABP, pode contribuir para a emergência de indícios de aprendizagem expansiva pelos estudantes, em aulas de química de uma escola técnica estadual de Pernambuco, nos cursos técnicos de Nutrição e Dietética e de Farmácia. Para isso foi estruturada uma intervenção didática baseada na ABP, com duração de dez aulas, para ser aplicada no 3° bimestre do ano letivo de 2022 de uma turma do 1º ano do novo ensino médio no Brasil. O presente estudo envolve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foram organizados em três etapas: 1) Estruturação da intervenção didática intitulada “Infodemia: Quantidade versus qualidade”; 2) Desenvolvimento da intervenção didática e 3) Análise da intervenção didática. Os dados para análise da pesquisa são constituídos das produções dos alunos nas atividades: Resolução escrita do problema P1; debate sobre alimentos com propriedades alcalinas como possível medida de prevenção do COVID-19, para resolução verbal do problema P1, que será gravada em vídeo; planejamento de atividade experimental, que evidencie o comportamento ácido ou alcalino dos alimentos destacados em uma notícia (problema P2); atividade experimental para identificar a presença de vitamina C em alimentos, por exemplo, em sucos de frutas; relatório, e questões para resolução e discussão sobre o tema (problema P3); debate crítico focal sobre a controversa envolvida na relação entre suplementação com Vitamina C e prevenção da COVID-19 (problema P4); e elaboração do panfleto digital que versará sobre como avaliar a veracidade ou não das mais variadas informações oriundas das redes sociais (problema P5), para expor diariamente na televisão da clínica escola dos cursos de Farmácia e Nutrição e Dietética. Para realizar a análise dos dados foram estabelecidas categorias analíticas a priori, baseadas em princípios da teoria da atividade, segundo Engestrom: Unidade de análise, Voz múltipla, Historicidade, Contradições e Transformações expansivas, e nas Sete Ações de Aprendizagem em um Ciclo de Aprendizagem (Questionamento, Análise, Modelagem da nova solução, Exame do novo modelo, Implementação do novo modelo, Reflexão sobre o processo e Consolidação da nova prática).