CONTRIBUIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE.
Formação continuada, Alfabetização científica, Ensino de Ciências.
A alfabetização Científica se faz necessária no contexto das formações docentes continuadas para que o ensino de ciências seja realizado de forma significativa e contextualizada. A presente dissertação é resultado de uma investigação sobre a contribuição da Alfabetização Científica, no contexto das formações continuadas, realizada com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Feira Nova – PE. O estudo discute sobre as formações ofertadas pelo município, e a contribuição destas para o aprofundamento da discussão acerca da concepção e prática da alfabetização científica nas escolas públicas de Feira Nova-PE. Dessa forma, o presente trabalho traz como objetivo geral analisar a contribuição da Alfabetização Científica nos processos de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do município de Feira Nova-PE. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que fez uso de questionário e grupo focal como procedimento de coleta de dados. Compreende-se que os resultados das discussões favorecem a prática pedagógica dos professores, estimulando o raciocínio crítico a respeito do processo de produção do conhecimento, o pensar científico, os adventos tecnológicos e seus efeitos para sociedade e o meio ambiente e, consequentemente, favorecem a aprendizagem dos estudantes das escolas do referido município.