ABORDAGEM DA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Pensamento crítico; questões sociocientíficas; mudanças climáticas; ensino de química.
Neste projeto de dissertação temos como objetivo analisar as habilidades/características do pensamento crítico que podem ser desenvolvidas pelos estudantes a partir da abordagem da Questão Sociocientífica (QSC) mudanças climáticas no ensino médio. No que tange à fundamentação teórica do trabalho discutimos sobre o pensamento crítico e as estratégias didáticas para promover sua emergência no ensino de ciências; a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências e a QSC mudanças climáticas. Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa de natureza aplicada e com uma abordagem qualitativa dos dados. A intervenção didática será desenvolvida em uma escola pública estadual de Pernambuco com estudantes do 2° ano do ensino médio. As atividades relativas a QSC mudanças climáticas serão organizadas em uma sequência didática (SD). Seguimos três etapas metodológicas: 1) planejamento da SD; 2) desenvolvimento da SD; e 3) análise dos dados. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos: gravação de áudio, diário de campo, observações, o caso real que ocorreu na cidade de Petrópolis/ RJ (2022) e o fictício intitulado “Eventos Extremos”, e um questionário aberto composto por 6 questões orientadoras referentes a problemática apresentada no caso, a qual envolve a QSC mudanças climáticas.