Modelagem de padrões comportamentais para identificação de engajamento de estudantes em plataformas de aprendizagem
Engajamento, Plataformas de Aprendizagem, Padrões comportamentais
O uso de games na educação tem crescido devido a contribuição que ele fornece para o processo
de aprendizagem através da promoção de interesse e participação voluntária. O termo gamebased learning (GBL) surgiu como uma teoria de aprendizagem constituída de conceitos,
metodologia e aplicação para a aprendizagem e o ensino. O problema de desengajamento dos
estudantes pode ser enfrentado com o uso da GBL uma vez que o game tem característica de
envolver e engajar o participante. Na literatura, vários estudos relatam que a utilização da GBL
teve eficácia para o processo de aprendizagem e que engajou o aluno. Porém, é atípico os
autores buscarem compreender como o engajamento promovido pela GBL influenciou o
processo de aprendizagem. Por isso, este projeto de qualificação busca realizar um
mapeamento para identificação a forma como a associação engajamento e desempenho são
abordados em pesquisas de aplicação de GLA; Elaborar e aplicar, a partir de experimento, uma
abordagem GLA com capacidade de identificar perfis de engajamento estudantil na utilização
de jogos educativos de matemática; Desenvolver um modelo usando aprendizagem de máquina
em formato de dashboard para que professores possam visualizar a identificação do
desempenho e perfil de engajamento de seus estudantes durante a utilização do jogo educativo
matemático, e assim corroborar com a tomada de decisão pedagógica.