ANÁLISE DOS DIFERENTES MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
reações químicas; conceituação; sentidos e significados
O presente projeto tem como principal objetivo analisar o processo de conceituação e a emergência das zonas do perfil conceitual de reações químicas quando estudantes estão envolvidos em atividades estruturadas em uma sequência de ensino aprendizagem. Assim, tendo como base teórica a teoria dos Perfis Conceituais proposta por Mortimer (1995), o caminho metodológico proposto será a proposição de uma sequência de ensino aprendizagem na perspectiva de Méheut (2005) com atividades estruturadas a partir do perfil conceitual de reações químicas (DINIZ, JÚNIOR, 2022) para investigar o processo de conceituação e como são mobilizadas as zonas do perfil de reações de químicas. Quanto às atividades a serem aplicadas em cada etapa, pretendemos na 1ª etapa aplicar um questionário para o levantamento de concepções prévias sobre reações químicas, enquanto que na 2ª etapa contextualizaremos o conceito a partir de 3 vídeos, e para verificar a emergência das zonas do perfil de reações químicas bem como, para a construção de uma dimensão fenomenológica para o conceito nas etapas 3 e 4, faremos respectivamente, uma apresentação de imagens e simulações com aplicação de um questionário; e a realização de alguns experimentos. A aplicação de tal sequencia se dará em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, E os dados para análise nesta pesquisa serão obtidos a partir de questionários e vídeos gravações assim, pretendemos analisar os questionários a partir das zonas do perfil de reações químicas e os vídeos gravações por meio das interações discursivas proposta por Mortimer e Scott (2002).