CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO RECIFE SOBRE O TEMA MANGUEZAL
Ensino de ciências. Prática docente. Concepções. Manguezal.
A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender como os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que atuam em escolas próximas do manguezal, concebem esse ecossistema e o abordam em sala de aula. Os sujeitos de pesquisa serão os professores de Ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental, pois, nesse ano, são abordados os ecossistemas. A princípio será necessária uma análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para verificar se e de que forma a mesma compreende o ecossistema manguezal. Além disso, analisaremos o plano de ensino do componente curricular de Ciências dos professores do sétimo ano, bem como seus planos de aula sobre o manguezal. Entrevistas com os docentes e observações de aulas sobre manguezal completam os instrumentos de coleta de dados para que possamos dar conta do objeto de estudo. A análise será feita à luz da análise de conteúdo. O referido trabalho poderá servir de base para reflexão sobre a necessidade de implantação da temática na formação continuada dos docentes, além de possibilitar visibilidade para as práticas exitosas, que podem e devem servir de modelo e inspiração nos cursos de formação inicial de professores de ciências, visando à melhoria e/ou potencialização dessa etapa formativa.