UMA ANÁLISE DE ASPECTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DA ABP EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD 2020.
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Ambiental Crítica, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ciências, Ensino Fundamental II.
Atualmente vivenciamos uma crise socioambiental que é resultado do modelo capitalista presente na sociedade. Diante disso, é necessário que o processo educativo atue na formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de modificar o ambiente em que está inserido. Para isso é importante a promoção de práticas pedagógicas que possibilitem mudanças reais e efetivas. Assim, destaca-se o papel da Educação Ambiental a partir da perspectiva crítica, como alternativa para enfrentar os desafios da crise civilizatória na busca por uma sociedade socioambientalmente justa. Neste trabalho, buscou-se compreender como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode auxiliar nesse processo, visto que trata-se de uma metodologia ativa que busca soluções para problemas reais. Além da ABP, a escola também dispõe de recursos que contribuem para o processo formativo do aluno, sendo um deles o Livro Didático (LD), que é garantido para todos os estudantes e muitas vezes é o único recurso disponível, assim, é importante compreender como o LD atua também na formação desses sujeitos. Desse modo, o presente trabalho objetivou caracterizar questões que abordam temas/conteúdos de educação ambiental apresentadas em livros didáticos de ciências do 9° ano ensino fundamental, aprovados no PNLD de 2020, com base na perspectiva da EA-Crítica e da ABP. Esse estudo de natureza qualitativa utilizou processo de descrição e interpretação com a finalidade de compreender o objeto de estudo investigado. Foi utilizado o Guia do Livro Didático para selecionar as obras do componente curricular de Ciências mais distribuídas em 2020, a partir desse dado, foram escolhidas as obras que afirmavam utilizar a metodologia ABP em seu conteúdo. Para critério de análise, foi determinado o trabalho com a unidade temática Vida e Evolução, que engloba duas habilidades destinadas à temática ambiental definida pela Base Nacional Comum Curricular. As unidades temáticas que envolvem discussões sobre aspectos/temas da educação ambiental (conteúdos/questões de cunho socioambiental), nos livros didáticos do 9° ano foram analisadas com base em categorias delimitadas a partir da fundamentação teórica da pesquisa. Foram analisados dois livros didáticos pertencentes a duas coleções distintas, o LD1 e o LD2. Foi observado que ambas as obras trazem em seu conteúdo questões de viés ambiental, no entanto, a criticidade dessas questões ainda são bastante implícitas. Além disso, o LD1 não trouxe em suas questões/atividades a aplicação da metodologia da ABP, diante disso, foi elaborado um problema em ABP em que fosse possível conseguir aplicar tal metodologia. Por outro lado, o LD3 trouxe um problema em ABP o que significa um grande avanço nas práticas pedagógicas. Diante disso, os resultados dessa pesquisa nos levaram a refletir sobre a importância da pesquisa em EA-Crítica, da metodologia em ABP e do LD, e como estes podem atuar na educação básica em prol de uma educação inovadora, criativa e de qualidade