Banca de DEFESA: RAÍ DE AMORIM FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAÍ DE AMORIM FREIRE
DATA : 28/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: UFRPE
TÍTULO:

LETRAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS MOBILIZADOS NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO CARTONERO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino das Ciências, Processos de Escrita, Outras Ecologias, Aprendizagem 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Com o avanço do negacionismo e forte retomada de movimentos anticiência na América latina, torna-se ainda mais necessário pensarmos a formação inicial docente em Ciências Biológicas por meio de estratégias que coloquem ênfase na leitura, na escrita e na imaginação. Este trabalho está no campo do ensino das ciências biológicas e indaga por aprendizagens mobilizadas em um evento de letramento socioambiental, um conceito que emerge da interface da educação ambiental e dos estudos de letramentos sociais. O objetivo desta pesquisa, portanto, foi investigar um projeto didático de letramento socioambiental e os significados elaborados em aulas e oficinas e textos escritos produzidos por licenciandos de Ciências Biológicas durante o processo de produção de livros cartoneros. O trabalho de campo é realizado sob uma perspectiva etnográfica e os dados foram constituídos a partir da análise de roteiros, diários de pesquisa, observações participantes, entrevistas e registros fotográficos das produções de livros cartoneros com professoras e estudantes em formação. O trabalho foi realizado ao longo dos anos de 2019/2021, entre oficinas, editoras e uma sala de aula cartonera, no âmbito do componente curricular Prática de Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os processos de leitura, escrita e reescrita de textos, as capas criadas por estudantes, a edição e lançamento dos livros e o diálogo com professoras e estudantes, nos conduz aos percursos dos processos de escrita de futuros docentes, dos letramentos socioambientais e das multimodalidades no ensino. Nesse sentido, o estudo do projeto didático nos mostra caminhos para compreender os limites e potências da oportunidade cartonera na aprendizagem socioambiental entre jovens e adultos. Desse modo, a pesquisa visa contribuir com a formação de pesquisadores em Ensino, conscientes do papel que a escrita tem nos desafios contemporâneos e nas transformações socioambientais. A escrita, hoje tão associada ao medo e ao poder, ao anúncio e à denúncia, requer um olhar atento às práticas sociais de leitura e escrita de futuros professores.  Essa pesquisa está em andamento com bolsa integral por demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1784329 - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Interna - 593.128.744-20 - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Externa ao Programa - 1315582 - ROSE MARY DO NASCIMENTO FRAGA
Externa à Instituição - ANDREA REVEL CHION
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 19:15
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