Banca de DEFESA: GABRIEL SOARES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL SOARES GOMES
DATA : 24/02/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE SISTEMAS DE ATIVIDADE A PARTIR DAS ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE QUÍMICA E DAS FACETAS DA QUÍMICA: BUSCANDO NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Atividade, Perfil Conceitual, Facetas da Química, Química.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A presente dissertação se propôs a avaliar potenciais e limitações dos sistemas de atividades propostos, tomando como base a articulação entre zonas do perfil conceitual de química e facetas da química. Consideramos que, a estruturação e aplicação de sistemas de atividade, tomando como base a articulação entre as zonas e as facetas da química pode abranger em totalidade a pluralidade de ideias acerca da química e assim promover discussões plurais em sala de aula que são capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Para discussão e análise dos dados da investigação, consideramos a teoria do perfil conceitual de química (FREIRE, 2017) e as facetas da química (TALANQUER, 2013) para analisar os diferentes modos de pensar e formas de falar acerca da química e para analisar os sistemas de atividades propostos e aplicados consideramos a teoria da atividade (ENGESTRON, 2001). Tivemos como sujeitos, vinte estudantes da licenciatura plena em química de uma universidade pública de Pernambuco. O desenho metodológico da presente dissertação foi dividido em quatro etapas, cada etapa está condizente com um sistema de atividade que foi estruturado seguindo pressupostos da teoria da atividade. Toda a aplicação e desenvolvimento dos sistemas ocorreu de forma remota, utilizando ferramentas digitais, como o google meet, google forms e o jamboard. Todas as etapas da pesquisa foram registradas em áudio, vídeo e tiveram os produtos das atividades realizadas que foram transcritas a posteriori. A análise dos dados mostra que foram trabalhadas as seis zonas do perfil conceitual de química nos sistemas de atividades, para o primeiro sistema, nas respostas dos alunos surgem a zona epistêmica, aversiva, processual e pragmática. Para o terceiro sistema de atividade, surgem a zona epistêmica, a zona processual e a zona pragmática, que mostra que eles conseguiram ir além do esperado. Podemos afirmar que a estruturação do sistema de atividade tomando como base a teoria da atividade e a articulação entre as zonas e as facetas da química auxiliou no direcionamento de modos de pensar e formas de falar sobre a química que estão condizentes com o esperado para cada atividade planejada. Assim, os resultados alcançados mostram que os sistemas de atividades propostos apresentam potencialidades por serem capazes de promover discussões plurais, considerando as respostas alinhadas com diferentes zonas do perfil conceitual de química. Os sistemas de atividade também possuem limitações já que a zona monista e a atrativa não surgem nas respostas, consideramos que as ferramentas e o ambiente que os estudantes estavam inseridos influenciaram para um olhar mais formalista ao objeto. Dessa forma, fica clara a importância de que essa temática seja inserida na formação inicial e continuada de professores de química, para que tomem consciência sobre as diferentes formas de pensar e falar sobre a química e possam melhorar suas práticas docentes fazendo uso dessa articulação para a estruturação de sistemas de atividades que serão capazes de promover discussões plurais que formarão estudantes conscientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 593.128.744-20 - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Interna - 835.118.734-87 - IVONEIDE MENDES DA SILVA - UFRPE
Externa à Instituição - ANA LUCIA GOMES CAVALCANTI NETO - UPE
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 19:15
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