Banca de DEFESA: DANILO OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 25/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR O CONCEITO DE ENERGIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS


PALAVRAS-CHAVES:

 


Sequência Didática, Perfil Conceitual de Energia, Perspectiva CTS.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de significação do conceito de energia, a partir de seu estudo conduzido por uma sequência didática pautada na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e na teoria dos Perfis Conceituais. Tal sequência foi planejada com base nas ideias de Méheut, assumindo como princípio quatro componentes básicos, sendo eles: o professor, o aluno, o conhecimento científico (conceitual) e o mundo material (contextual), e duas dimensões, a pedagógica e a epistemológica. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em uma escola integral da rede pública de ensino do estado de Pernambuco, localizada em Maranguape I, Paulista. Foram considerados para compor o corpo de sujeitos dessa pesquisa os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, cerca de 157 estudantes, entretanto, apenas as produções de 11 estudantes estiveram aptas para análise de acordo com os critérios adotados, a saber: ter respondido o questionário diagnóstico (individualmente), estar presente em um dos grupos que responderam a QSC, ter respondido a QSC em grupo e ter respeitado a formação original do grupo. A sequência didática foi estruturada em 10 momentos, sendo 6 encontros síncronos, de 50 minutos cada, e 4 encontros assíncronos. Os momentos foram estruturados da seguinte forma: (1) Apresentação da pesquisa e leitura do termo de assentimento (síncrono); (2) Aplicação de questionário de caráter diagnóstico (assíncrono); (3) Apresentação e discussão do tema (síncrono); (4) Produção textual (assíncrono); (5) Discussão do texto e infográfico (síncrono); (6) Apresentação de vídeos propagandas e documentário (síncrono); (7) Discussão do texto (síncrono); (8) Produção Textual (assíncrono); (9) Debate envolvendo a QSC (síncrono); e (10) Resolução da QSC (assíncrono). A partir dos dados coletados no questionário diagnóstico, no questionário em referência a produção textual, debate e resolução sobre a QSC, analisamos as relações CTS e emergências das zonas do perfil conceitual de energia. Os resultados da aplicação da Sequência Didática revelam a emergência de várias zonas do perfil conceitual, que guardam fortes relações com o contexto das atividades, e relações estabelecidas que convergem com as discussões propostas pela perspectiva CTS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803629 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
Interna - 3524099 - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Externa ao Programa - 2971180 - FLAVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 19:14
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