Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior a partir de um olhar crítico-reflexivo sobre sua prática.
prática pedagógica, desenvolvimento profissional docente, reflexividade docente.
Esta pesquisa de tese nasce de um contexto de atividades ligadas à formação continuada de professores do ensino superior, desenvolvidas, ao longo de quatorze anos em uma universidade pública brasileira. Dentre as discussões no campo da formação continuada de professores, a reflexividade crítica sobre a própria prática docente vem sendo consideradas enquanto estratégias de desenvolvimento e aprendizagem na docência, favorecendo ao professor se apropriar de seu percurso profissional. As narrativas sobre a própria prática aparecem inseridas neste contexto e vêm se configurando como estratégia para conhecer os percursos formativos dos professores e como meio de contribuir para a troca de experiências na formação continuada. A partir deste contexto, pretendemos, como objetivo geral da pesquisa, compreender como a utilização das narrativas e histórias de vida dos professores, no âmbito da formação continuada, contribui com a aprendizagem para a docência, a partir da reflexividade sobre si mesmo e sua prática. Enquanto objetivos específicos, pretendemos identificar, a partir do relato sobre suas próprias práticas, como o professor desencadeia um processo de reflexão sobre si mesmo e sobre sua formação; analisar como os professores relacionam suas trajetórias de vida e formação com sua aprendizagem para a docência no ensino superior; identificar como as trocas de experiência entre os professores, no âmbito da formação continuada, contribuem para o processo de tomada de consciência sobre si mesmo e seu desenvolvimento profissional. Os sujeitos da pesquisa, serão os professores bacharéis que atuam nos cursos de licenciatura em química e biologia interessados em participar de uma formação continuada, que estará pautada na troca de experiências entre docentes. O percurso metodológico deste estudo está organizado em quatro momentos: 1. questionário sobre as necessidades formativas, em que os sujeitos da pesquisa serão solicitados a apresentar seu interesse em temáticas ligadas a formação continuada; 2. formação continuada -, a proposição de uma formação para os docentes a partir de suas necessidades formativas e que envolva a troca de experiências, planejamento e execução de aula 3. observação da aula; 4. sistematização coletiva, onde os professores terão um espaço para contar sobre a experiência de ter participado de uma formação, planejado uma aula e trocarem experiências com os colegas. Para análise dos resultados, utilizaremos a análise textual discursiva, que foi escolhida por nos oferecer condições de interagir com dados de natureza tão complexa e se caracterizar como uma abordagem que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso.