Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON RAABI DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBSON RAABI DO NASCIMENTO
DATA : 21/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Recife
TÍTULO:

ELEMENTOS DE JOGOS USADOS EM ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ENERGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, Ensino médio, Construção de significado, Energia, Engajamento Estudantil.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O estudante que percebe que o conhecimento estudado estabelece relações culturais com seu cotidiano sente-se mais motivado e engajado nas atividades didáticas. Como a escola vivencia uma tenção entre manutenção e transformação cultural, muitas vezes os estudantes compreendem os saberes escolares como não desinteressantes. Com o advento da cibercultura, surgiu um fenômeno cultural chamado de gamificação. A gamificação é definida como o uso de elementos de jogos em um contexto de não jogo, que inicialmente foi utilizado em um contexto de marketing, para fidelizar clientes, passou a ser utilizado em um contexto instrucional e educacional. A gamificação vem sendo utilizada no ensino de física como ferramenta motivacional para estimular a motivação para aprender dos estudantes. Porém, motivação é uma característica psicológica que é difícil de observar, por esse motivo decidimos observar neste trabalho o engajamento estudantil dos estudantes. Engajamento estudantil pode ser definido como a quantidade de tempo e esforço físico e mental que o estudante escolhe investir em uma atividade que promova sua aprendizagem. Deste modo é importante lembrarmos que o engajamento estudantil é um fenômeno cultural, multidimensional que está relacionado com a motivação para aprender do estudante e com a sua própria aprendizagem. Para o ensino de física, a aprendizagem está associada a construção de significados de conceitos científicos. Segundo a perspectiva sócio-histórica, a construção de significados ocorre com a internalização de conceitos que podem ocorrer de forma espontânea, quando ocorre a partir do contado da pessoa como o objeto do saber, ou mediada, que ocorrem pela internalização de conceitos culturalmente estabelecidos. Pensando no ensino de física, o conceito que será utilizado é o conceito de energia. O conceito de energia é um conceito interdisciplinar, estruturador e orientador de toda física escolar, além de apresentar aspectos socioculturais, científicos e tecnológicos que poderão ser contextualizados na cultura dos estudantes. Deste modo, eté trabalho tem como objetivo Analisar como elementos de jogos usados em atividades gamificadas influenciam o engajamento estudantil e a construção de significado do conceito científico de energia. Para isso buscaremos Correlacionar aspectos culturais às dimensões do engajamento estudantil; Analisar como os elementos de jogos, usados na gamificação, podem influenciar as diversas dimensões do engajamento estudantil; Verificar como as dimensões do engajamento estão relacionados a construção de significado dos conceitos;  Verificar como os elementos de jogos podem se relacionar a construção de significados do conceito científico de energia. Para atingir esse objetivo desenvolveremos a pesquisa utilizando a pesquisa participante. A pesquisa se realizará seguindo todos os protocolos de enfrentamento a pandemia de COVID-19, e buscará resguardar o sigilo dos participantes, seguindo as orientações do concelho de ética da UFRPE. Como instrumentos de análise serão utilizados a observação participante, a entrevista semiestruturada e o questionário. Esses instrumentos produzirão dados que serão analisados com estatística descritiva, análise estatística implicativa e análise de conteúdo. Com essas ferramentas de análise, esperamos poder compor um quadro multidimensional do fenômeno analisado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3524099 - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Interno - 2281440 - VLADIMIR LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Interno - 2969134 - BRUNO SILVA LEITE
Externo ao Programa - 6985994 - FRANCISCO NAIRON MONTEIRO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 15:03
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10