CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
DA PESQUISA EM ENSINO DE BIOQUÍMICA (2010 A 2019)
Análise de tendências; Campo científico; Educação Bioquímica;
Produção científica; Revisão integrativa.
Nesta dissertação, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como se
caracteriza a produção científica dedicada ao ensino da Bioquímica publicada em
periódicos nacionais e estrangeiros entre os anos de 2010 a 2019? Para isso, esta
pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica associada ao ensino de
Bioquímica, examinando e caracterizando as diferentes dinâmicas encontradas no
cenário nacional e internacional. Foi realizada uma pesquisa mista, do tipo
Transformativa sequencial (QUAL→ quan), combinando técnicas qualitativas e
quantitativas para coleta e análise de dados. O desenho metodológico foi dividido em
três etapas se fundamentando nas etapas que compõem uma revisão integrativa da
literatura: 1) Construção do corpus de pesquisa a partir de um recorte amostral realizado
com quatro periódicos nacionais e quatro estrangeiros que atendessem a proposta da
dissertação, selecionando artigos publicados no período de 2010 a 2019 e que se
enquadrassem nos critérios de inclusão e exclusão definidos; 2) Construção das
variáveis estudadas a partir do contato inicial com o material analisado e a extração,
organização e sistematização das informações coletas em planilhas do Microsoft Excel;
3) Análise dos dados através da Análise Estatística Descritiva (AED) e a Análise
Estatística Implicativa (ASI) visando dar suporte à descrição e interpretação dos dados,
indicando possíveis relações não lineares ou implicações entre variáveis definidas. Entre
os resultados construídos, visualizou-se que as temáticas presentes nas produções
averiguadas vai além do ensino de conteúdos conceituais como estruturas, processos e
fenômenos da Bioquímica, exibindo também uma forte tendência em analisar o ensino
de conteúdos procedimentais em laboratório e de temáticas ligadas a Biotecnologia,
refletindo o caráter experimental desta ciência. Em relação às problemáticas e objetos
investigados nas produções nacionais e estrangeiras, tem-se que ambas estão
relacionadas principalmente aos descritores Conteúdo-método e Recursos didáticos,
estando em conformidade com as expectativas esperadas para um campo científico
inserido na Área de Ensino estabelecida pela CAPES. Também foi possível traçar um
panorama das pesquisas realizadas nas diferentes regiões do Brasil e do globo,
apontando confronto e similaridades. De modo geral, sinaliza-se que a produção
nacional dedicada ao ensino de Bioquímica está alinhada com as tendências
apresentadas pelos trabalhos estrangeiros, ao mesmo tempo que também exibe algumas
características particulares. As problemáticas exploradas também demostraram
afinidade com as pesquisas desenvolvidas na Área de Ensino, bem como de campos
científicos próximos tal qual o ensino de Biologia e Química.