O ensino de química a partir dos memes: possibilidades para a formação dos estudantes do ensino médio de uma escola pública de IATI - PE à luz da taxonomia digital de Bloom
Ensino Médio; Ensino de Química; Memes; Recursos didáticos; Taxonomia de Bloom Revisada; Taxonomia Digital de Bloom.
As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm corroborando com a (re)significação do processo de ensino e aprendizagem em Química, Física e Biologia. Os memes de internet são frutos desse avanço tecnológico e têm contribuído com a construção de conhecimento acerca da Ciência por um público multifacetado. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar, com base na Taxonomia Digital de Bloom (TDB), o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Iati - PE a partir da utilização do gênero multimodal meme enquanto recurso didático. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa, analisada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2011) e dos níveis taxonômicos da TDB (Churches, 2009). A pesquisa foi realizada em 2024, em uma unidade de ensino estadual, com a participação de 17 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, contou com a realização de sete etapas, incluindo, nesse processo, a revisão sistemática de literatura, entrevistas estruturadas com alunos e professores, resolução de atividades impressas e online acerca dos conteúdos da Química, bem como a realização de uma oficina de produção de memes. Os resultados apontam que o uso de memes nas aulas de Química permitiu abordar diferentes ações digitais e conteúdos, tais como teoria atômica, separação de misturas, ligações químicas, cinética química, equilíbrio químico, cálculo estequiométrico, funções orgânicas e meio ambiente. O contexto em questão oportunizou o desenvolvimento dos sete níveis cognitivos presentes na TDB, com destaque para os de ordem superior (avaliar e criar). Por fim, evidencia-se que a utilização do gênero multimodal meme no contexto escolar colaborou com a divulgação científica e se mostrou uma alternativa viável, de baixo custo e de fácil aceitação pelos estudantes.