Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRA TAMIRIS DE OLIVEIRA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRA TAMIRIS DE OLIVEIRA LIRA
DATA : 17/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Googel Meet
TÍTULO:

ESTRUTURA E INDICADORES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Estatístico; Anos iniciais; Indicadores de LE; Ensino e Aprendizagem.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o desenvolvimento do Letramento Estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentados na perspectiva de Letramento Estatístico de Gal (2002), no trabalho de Watson e Callingham (2003), partimos do reconhecimento da importância do ensino e aprendizagem de Estatística para a formação científica e crítica dos estudantes. A partir da Revisão Sistemática de Literatura, acerca do LE nos anos iniciais, evidenciamos a necessidade de investigar se, e em qual medida as competências e habilidades do Letramento Estatístico estão sendo desenvolvidas pelos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender aos objetivos propostos, recorreremos a pesquisa de método misto (Creswell,2010) que faz uso integrado de métodos qualitativos e quantitativos, visando proporcionar uma visão mais abrangente do objeto estudado. Desse modo, a pesquisa está organizada em três estudos. O primeiro estudo contará com a elaboração de um teste diagnóstico para analisar o desempenho dos estudantes acerca do LE. Assim, será aplicado um pré-teste com estudantes do 5º ano dos anos iniciais de escolas públicas, envolvendo interpretação de dados em tabelas e gráficos. No segundo estudo, realizaremos uma intervenção a partir de uma sequência de atividades que envolverá investigação estatística e interpretação de gráficos e tabelas. A terceira etapa da pesquisa envolverá a aplicação do pós-teste, com foco em analisar se a sequência de atividades do estudo 2, contribuiu para desenvolver o LE e por conseguinte, se houve melhora no desempenho dos estudantes quando comparado com o pré-teste. Nos três estudos buscaremos identificar indícios de LE nas respostas e argumentos dos alunos. Contudo, esta pesquisa visa discutir uma estrutura para desenvolver o LE na sala de aula, bem como a proposição de indicadores de LE, instrumento que permitirá avaliar o ensino e aprendizagem de estatística, planejar atividades e ações de intervenção de ensino. Conjecturamos que os indicadores de LE fornecerão informações sobre as habilidades e competências que precisam ser trabalhadas com os estudantes, contribuindo para delinear o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos acerca do LE e assim, melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Estatística.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VLADIMIR LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Interna - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA
Interno - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO - UFPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 18:04
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss03.producao-jboss03