Redes sociais como suporte para o ensino de Bioquímica a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos
Redes sociais; Aprendizagem significativa crítica; Ensino de bioquímica; Metabolismo dos carboidratos
A Bioquímica é uma disciplina base presente em diferentes áreas, entretanto, observa-se a ocorrência de dificuldades de aprendizagem e altos níveis de reprovação nessa disciplina, demonstrando indicativos de que o processo de ensino e aprendizagem precisa ser investigado para a superação desses impasses. Uma possibilidade para a resolução desses impasses é a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) às estratégias pedagógicas. Dentre as TDIC, verifica-se que a utilização das redes sociais na mediação pedagógica, proporcionam aos alunos uma identificação imediata com seu próprio processo de aprendizagem, além de promoverem a percepção de que contribuem ativamente para a construção do conhecimento, caracterizando-se como ambientes propícios para a aprendizagem colaborativa. Diante desse contexto, o presente estudo optou por utilizar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) que é caracterizada pelo trabalho em equipe, estímulo da criticidade, autonomia e exercício da criatividade já que trabalha com a solução de problemas em contextos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Verificou-se compatibilidades teórico-metodológicas entre a ABProj e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), evidenciando suas complementaridades na construção de saberes e significados. Assim, a presente pesquisa, de natureza qualitativa e interventiva, teve como objetivo: Analisar como redes sociais podem amparar o ensino de bioquímica, a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj), tendo como premissa a construção de uma proposta pautada na aprendizagem significativa crítica. A pesquisa consistirá no desenvolvimento de uma atividade temática contextualizada ao curso de Zootecnia, sobre a digestão dos carboidratos realizada por microrganismos nos animais ruminantes, apresentando as redes sociais como suportes do processo de mediação pedagógica. Como instrumentos de pesquisa, será utilizada a técnica de coleta de documentos e a aplicação de questionários. Para a análise dos dados, serão utilizadas as premissas da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e elaboração de categorias para avaliação conceitual à luz da bioquímica. Espera-se que a utilização das redes sociais como suporte pedagógico contribua para o aumento do interesse e participação dos alunos nas atividades de bioquímica, bem como, os estudantes consigam atribuir significado aos conteúdos trabalhados para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa crítica, de modo a incentivar o uso crítico e reflexivo dessas ferramentas.