Abordagem CTS e a Teoria da Atividade: caminhos para a articulação de conhecimentos para o ensino de química
Polímeros e suas Características; Teoria da Atividade; Abordagem CTS
Em nossa investigação, o objetivo geral foi analisar as contribuições da Teoria da Atividade, proposta por Engeström, na abordagem da temática dos polímeros e suas implicações, como base na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A trajetória metodológica consistiu na construção e no desenvolvimento de uma sequência de atividades com estudantes do Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual na Cidade de Vitória de Santo Antão – PE. A análise dos resultados permitiu a constatação da viabilidade da sequência didática (SD) para abordar a temática em seus aspectos científicos, tecnológicos e sociais. Seguindo os momentos descritos na metodologia, destacamos as intervenções didáticas em sala de aula por meio de recursos digitais, como os vídeos educativos, a proposição experimental, a visitatécnica a fábrica de plástico da cidade onde a pesquisa foi desenvolvida e ricas interações discursivas ao longo do desenvolvimento da SD. A análise das informações coletadas revelou lacunas de aprendizagem. No entanto, evidenciou também indícios de apropriação de conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais pelos estudantes, apontando para o potencial construtivo e educacional da SD. Os resultados indicaram avanços no entendimento da temática e uma crescente conscientização dos alunos sobre a importância de investimento em políticas de conscientização no uso e descarte de materiais proveniente do plástico. Acreditamos que nossa investigação possibilitou o acompanhamento e planejamento de ajustes no trabalho docente, superando obstáculos e identificando lacunas conceituais e práticos, buscando a superação do modelo de ensino tradicional a partir da inserção e discussões sobre os aspectos importantes dessa abordagem no contexto de sala de aula.