MODELO DIDÁTICO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA EM TURMAS DA EJA: inter-relações entre a TAD e a Etnomatemática
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA, EDUCAÇÀO FINANCEIRA, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, ETNOMATEMÁTICA.
O ESTUDO PROPÕE O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DIDÁTICO DE REFERÊNCIA, A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, PROPOSTA POR YVES CHEVALLARD, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FINACEIRA NA EUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. RELACIONA OS ELEMENTOS DA TAD COM A ETONOMATEMÁTICA, PROPOSTA POR UBIRATAN D'AMBROSIO, NO SENTIDO DE CONSIDERAR A MATEMÁTICA RELACIONADA ÀS VIVÊNCIAS COTIDIANAS E PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS. O MODELO SERÁ ESTABELECIDO A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA DO MUNICÍPIO DE CARPINA, ZONA DA MATA NORTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO.