ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO QUE TANGE O ENSINO DA FÍSICA ACÚSTICA
UEPS, Física acústica, Aprendizagem significativa, Timbre do som
Essa pesquisa procura investigar as contribuições e limitações de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção de uma aprendizagem significativa, no que tange o ensino da Física acústica. Entre as teorias cognitivistas que levam em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes, destacamos a teoria do psicólogo David Ausubel. Moreira (2012) afirma que a teoria da aprendizagem Ausubeliana, explica que uma nova informação interage na estrutura cognitiva do sujeito, não com qualquer conhecimento prévio, mas sim com conceitos prévios especificamente relevantes. Ausubel enxerga esse processo de “armazenamento” como sendo altamente organizado, formando uma espécie de hierarquia conceitual, na qual, elementos mais específicos de conhecimento são ligados a conceitos, ideias, proposições mais gerais e inclusivos (OSTERMANN; CAVALCANTI, 2011). Buscando contribuir com os estudos de Ausubel, Moreira (2011) faz uma transposição da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para a sala de aula, elaborando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) baseadas principalmente na TAS. As UEPSs se tornam uma estratégia relevante para proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem significativa, pois são construídas levando em consideração processos cognitivos fundamentais para teoria de Ausubel como: (I) ensinar a partir do que o aluno já sabe; (II) apresentar aos estudantes primeiro os conceitos mais gerais e inclusivos e diferenciá-los progressivamente ao longo do processo de ensino e aprendizagem e (III) buscar semelhanças e diferenças entre os conceitos, visando a simplificação e reorganização das ideais (AUSUBEL, 2002; MASINI; MOREIRA, 2017; MOREIRA, 2017). Os dados para esta pesquisa serão coletados a partir de Observação Participante por áudio gravação; Coleta de Documentos; Entrevista Semiestruturada e Questionário Aberto. Esse projeto de dissertação será aplicado na educação básica, no segundo ano do ensino médio, onde é discutido formalmente os conceitos da física acústica. A Escola de Referência em Ensino Médio, onde se pretende aplicar a pesquisa, está localizada na Região Metropolitana do Recife-PE. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Iremos utilizar para a análise qualitativa dos mapas conceituais as categorias definidas a priori por Calheiro (2014): Categoria A – mapas conceituais que não apresentam relações corretas entre os conceitos ou que não apresentam subsunçores relevantes; Categoria B - mapas conceituais que apresentam poucos indícios de aprendizagem significativa; e a Categoria C – mapas conceituais que apresentam indícios satisfatórios de aprendizagem significativa. Para analisar o questionário abert, propomos o uso da Análise Estatística Implicativa (A.S.I), por meio da utilização do Software computacional C.H.I.C - Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (COUTURIER, BODIN e GRAS 2004).