SINTONIZE CIÊNCIA: A inserção do podcast de divulgação científica na formação de professores
Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Formação de Professores.
o contexto da formação docente, inicial e continuada, espera-se que sejam desenvolvidas habilidades
relacionadas aos conteúdos específicos e didático-pedagógicos de sua profissão. Nesse sentido, ao inserir a
divulgação científica em ambientes formais de aprendizagem, busca-se alterar as relações dicotômicas entre teoria e prática, desenvolver a capacidade criativa e propor um diálogo interdisciplinar entre diferentes áreas de conhecimento. Diante do exposto, propusemos a investigação da seguinte questão de pesquisa: como a inserção da divulgação científica, por meio do podcast, impacta a formação de professores, contribuindo para a atualizaçãode conhecimentos e o aprimoramento das práticas docentes e pedagógicas? Nesse sentido, definimos como objetivo geral da pesquisa analisar o impacto da utilização do podcast de divulgação científica na formação de professores, buscando compreender como essa abordagem contribui para o aprimoramento das práticas docentes e pedagógicas.
A presente investigação se desenvolveu com base nas características de uma abordagem qualitativa, sendo a
pesquisa-ação o tipo de pesquisa que melhor representa o estudo. Além disso, participaram deste trabalho
professores e futuros professores de diversos cursos de licenciatura, ofertados na modalidade da Educação a
Distância (EaD) por uma Universidade Pública em Pernambuco. Com a finalidade de alcançar os objetivos
propostos, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a videografia, a narrativa autobiográfica e o grupo focal.
Para análise de dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Organizamos as discussões estabelecidas através do minicurso e do projeto de extensão "Divulga Ciência" em categorias emergentes, criadas a partir do método indutivo, a posteriori, em consonância com os referidos autores. A análise dos resultados de ambos os momentos sublinha a relevância da divulgação científica na formação de professores, destacando seu potencial como uma estratégia didática e inovadora, particularmente no contexto da EaD. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar novas metodologias de ensino por meio da criação de podcasts, promovendo um ambiente colaborativo que enriqueceu suas experiências formativas. Embora tenham enfrentado desafios, como a adaptação às tecnologias e a gestão do tempo na entrega do produto final, as atividades propostas mostraram-se eficazes na promoção de habilidades interpessoais e de comunicação, fundamentais para a prática docente e pedagógica. Além disso, a inclusão de recursos digitais contribuiu para uma educação mais dinâmica e acessível, ressaltando a importância de garantir a oportunidade de acesso ao conhecimento científico para todas as pessoas. Dessa forma, a incorporação de podcasts na formação inicial e continuada de professores não apenas ressignifica o trabalho docente, mas também prepara os profissionais da educação para atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.