EU ENSINO A ENSINAR: escritas da experiência como autoformação docente
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Esta investigação acadêmica trata da docência no ensino superior, na formação
de professores de ciências, no contexto da expansão universitária no semiárido
paraibano. Amparada no aporte teórico-metodológico das pesquisas narrativa e
autobiográfica, pretende refletir os sentidos da docência a partir de experiências
e passagens biográficas desta autora-narradora-personagem. Nessa travessia
se instaura um processo de autoformação inspirado em Gaston Pineau,
demandado pela percepção de crise de sentido na carreira docente identificado
nos estudos de Michaël Huberman. As análises se pautam ainda na perspectiva
hermenêutica fenomenológica de Ricoeur, considerando as narrativas como a
ferramenta de acesso à identidade. Levo em conta o ser como simbólico, os
recursos literários da ficção e da poesia como acesso à subjetividade e à
complexidade dos sentidos humanos sobre o ser professor e o exercício da
escrita como meio para materializar o processo autoformativo.