A APROPRIAÇÃO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º e 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RECURSOS DA PLATAFORMA PHYSICS EDUCATION TECHNOLOGY
Recursos digitais; Plataforma Physics Education Technology; Relações de Igualdade; Modelo de Apropriação de um novo recurso.
Este trabalho tem o objetivo de analisar a apropriação de professores de matemática sobre o uso de recursos digitais para o ensino das relações de igualdade disponíveis na Plataforma Physics Education Technology (PheT). Tomamos como referência o modelo de apropriação de um novo recurso, organizado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Esse modelo está ancorado na Abordagem Instrumental, Abordagem Documental do Didático e na Orquestração Instrumental, além de conhecimentos profissionais docentes. Desenvolvemos a pesquisa em duas etapas: na primeira etapa, realizamos uma análise de três simulaçṍes interativas presentes na plataforma PhET, a saber: Explorador da Igualdade; Explorador da Igualdade: Básico e Explorador da Igualdade: Duas variáveis. Na segunda etapa, por meio da metodologia de investigação reflexiva, buscamos analisar os processos de pré-apropriação e de apropriação original da(s) simulação(ões), escolhida(s) pelos docentes, atuantes no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Itapissuma - PE. Além disso, buscamos identificar as diferenças e similaridades nos processos de apropriação dos professores, em termos de sistemas de recursos, instrumentação e instrumentalização, conhecimentos profissionais e orquestrações instrumentais previstas e efetivas para a implementação do recurso em sala de aula.