Banca de DEFESA: KÉDMA MARIA TEREZA LOPES DA SILVA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KÉDMA MARIA TEREZA LOPES DA SILVA ALVES
DATA : 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Educação
TÍTULO:

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO RECIFE SOBRE O TEMA MANGUEZAL


PALAVRAS-CHAVES:

Manguezal; Conservação; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Nas cidades litorâneas, como o Recife, o manguezal assume posição de destaque como ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos. A cidade do Recife abriga o Parque dos Manguezais, maior área de mangue urbano preservado. Entretanto, essa área sofre pressões antrópicas advindas da poluição, da construção irregular de imóveis e das construções de rodovias e grandes empreendimentos. Diante do potencial educativo do tema, a questão que buscamos responder: Que concepções e que práticas desenvolvem os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF) sobre o tema manguezal? O objetivo geral da pesquisa foi: analisar como os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que atuam em escolas próximas do Manguezal, concebem esse ecossistema e o abordam em sala de aula. E os objetivos específicos: descrever as concepções dos professores de Ciências acerca do tema manguezal; identificar as práticas e estratégias utilizadas pelos docentes para abordar o referido tema; levantar as dificuldades encontradas pelos profissionais para abordagem do tema nas escolas.  Participaram como colaboradoras da pesquisa três professoras de ciências do ensino fundamental anos finais, de escolas municipais da Cidade do Recife localizadas no entorno do Parque dos Manguezais. Os instrumentos metodológicos foramas entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação. A análise de dados desta pesquisa qualitativa-descritiva, construção, foi realizada de acordo com o modo da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados foi possível perceber que as concepções das professoras estão atreladas aos os conceitos encontrados nos livros e textos que trazem esse tema. Através das entrevistas e de algumas observações realizadas, constatou-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras são abordagens teóricas e práticas, envolvendo a arte e cultura, os contextos biológicos e fisiológicos, a educação ambiental, conscientização e manejo. Analisamos também que as professoras levam em consideração a importância de atividades práticas, de educação ambiental, pois esse tipo de atividade uma gera uma interação satisfatória entre a teoria e prática, facilitando o processo de ensino aprendizagem. As dificuldades enfrentadas pelas professoras referem-se em geral, a recursos e apoios para o desenvolvimento de atividades fora da escola, como aulas de campo, e que elas consideram esse contato com o manguezal essencial para a aprendizagem e conscientização. Mesmo diante de algumas dificuldades as professoras buscam estratégias para superá-las e trabalhar com o tema, o que aponta para certa afetividade e compromisso pessoal com o manguezal. Por isso, assumem o papel de formar agentes multiplicadores de práticas de conservação do manguezal.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RITA PARADEDA MUHLE
Interna - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Presidente - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 16:40
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