ABORDAGEM DE CORES ESTRUTURAIS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA EXPLORAR COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS QUE EMERGEM A PARTIR DA INTERAÇÃO DA LUZ COM A DIMENSÃO NANOMÉTRICA
sequencias de ensino investigativas; nanociência e nanotecnologia; propriedades na dimensão nanométrica; ensino de física
A Nanociência e Nanotecnologia vem possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias graças ao fato do homem conseguir manipular átomo por átomo obtendo estruturas mais complexas. Essas áreas começaram a ser estudadas com mais intensidade nos últimos anos, mas podemos dizer que o homem a pratica há milênios muito embora faça isso sem o entendimento dos processos basilares. No entanto, por mais relevante e atual que a temática seja é notório a tímida participação nos currículos escolares. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo planejar uma de Sequência de Ensino Investigativas (SEI) direcionada para a Educação Básica, buscando abordar comportamentos específicos e propriedades emergentes na dimensão nanométrica e suas implicações para a ciência e sociedade. Essa pesquisa tem o caráter qualitativo e foi aplicada em uma Escola de Referência do Ensino Médio com alunos da 1ª série. Os dados coletados foram provenientes das fichas elaboradas para compor as três atividades presentes nas etapas da SEI. Para a análise dos dados construímos respostas modelo e usamos o Padrão de Argumentação de Toulmin buscando compreender o entendimento dos estudantes sobre o tema. Os dados são apresentados por momentos que estão presentes na terceira atividade, sendo eles: Besouro Joia, Cristal Fotônico Opala, Besouro Branco, Borboleta Morpho Azul e Cores estruturais x Pigmentares. Uma das considerações que esperávamos ver nas respostas dos grupos é que a cor pode emergir na interação da luz com a estrutura nanométrica e produzir cores típicas, chamadas de cores estruturais, para explicar tais cores é necessário recorrer ao caráter ondulatória da luz e seus fenômenos associados, tais como interferência, reflexão e composição do espectro eletromagnético. Nas respostas dos grupos vemos esse argumento, no entanto existem alguns que acabam deixando as respostas incompletas ou com alguma falha conceitual. Observamos que é possível levar para as escolas básicas a temática e despertar a curiosidade dos estudantes assim como construir conceitos básicos para o entendimento desse mundo nano.