CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE FUTUROS PROFESSORES DE
MATEMÁTICA SOBRE AS PROPRIEDADES DA IGUALDADE: UM EXPERIMENTO
FORMATIVO MEDIADO POR TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
MTSK. Conhecimento profissional. Formação inicial do professor de
matemática. Aprendizagem profissional. TAP. Propriedades da igualdade.
Nesta pesquisa, buscamos analisar o conhecimento profissional de futuros professores
de matemática sobre o conteúdo e o ensino das propriedades da igualdade para o 6o ano do
Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa nos
moldes de uma pesquisa de intervenção. Como referencial teórico nos fundamentamos no
Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), o qual assume que o conhecimento
profissional do professor de matemática é especializado (CARRILO et al., 2014). Tal modelo
também foi utilizado para análise dos dados descritivos por se tratar de um instrumento analítico
e interpretativo. A produção dos dados se deu por meio de um experimento formativo mediado
por uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e orquestrado pelo modelo das
Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP), cujo acrônimo na língua inglesa é PLOT
(Professional Learning Opportunities for Teachers), na perspectiva de Ribeiro e Ponte (2020).
Os dados são provenientes das gravações em áudio, dos registros escritos e das interações
discursivas ocorridas no momento formativo, do qual participaram seis licenciandos que
cursavam a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório III (ESO III) em uma universidade
pública situada no estado de Pernambuco e também o professor da disciplina (professor
formador). Os resultados mostraram indícios de que os licenciandos possuem, com relação às
propriedades da igualdade, conhecimento do conteúdo matemático (KoT), conhecimento do
ensino da matemática (KMT) e conhecimento dos padrões de aprendizagem (KMLS), e que,
por meio das interações discursivas e da mediação do professor formador, revelaram aprimorar
esses conhecimentos.