ANÁLISE DO PAPEL DA REMEMORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA O CONCEITO DE CALOR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Significação, Rememoração, Calor e Ensino de Química.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a rememoração pode contribuir para a construção de significados do conceito de calor em estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Triunfo, Pernambuco. Fundamentado nas teorias de Vygotsky (1978) e Bartlett (1932), o trabalho busca investigar a interação entre memória e aprendizagem, visando compreender como os alunos poderão reinterpretar concepções prévias e construir novos entendimentos científicos. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com foco na pesquisa em sala de aula. O processo envolve a aplicação de questionários iniciais para identificar concepções prévias, seguida de uma sequência didática sobre o conceito de calor afim de trabalhar os processos de internalização e externalização. Na análise dos dados, serão consideradas as características da rememoração, os mediadores socioculturais e as zonas do perfil conceitual de calor, buscando identificar como os estudantes articulam diferentes formas de pensar sobre este conceito. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão da rememoração como ferramenta pedagógica no ensino de Química, conectando conceitos científicos a contextos cotidianos e favorecendo a construção de significados mais sólidos.