CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA SÉRIE CSI
Ensino de química; CSI; Química forense; Recurso didático; Ensino-aprendizagem.
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como propósito analisar como a ciência forense pode ser abordada em sala de aula utilizando a série CSI como recurso didático para a construção de conceitos sobre reações químicas pelos alunos. As séries televisivas continuam em ascensão de popularidade no Brasil, o que tem contribuído para o surgimento de uma cultura em torno delas. Este fenômeno pode ser atribuído à proliferação dos serviços de streaming, que possibilitam aos indivíduos consumir conteúdo de forma autônoma, sem depender dos horários de programação da televisão aberta. Em paralelo, na esfera educacional, a necessidade de utilizar uma variedade de abordagens de ensino não é uma questão nova. No entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa demanda é renovada, direcionando-se aos professores, que devem agora reconfigurar seus métodos de ensino para se alinharem com as competências e habilidades propostas pela base. A série CSI surge como uma potencial ferramenta para o ensino de química, devido à sua abordagem investigativa e ênfase nos cientistas forenses que aplicam a ciência na resolução de crimes. Seu uso em sala de aula pode variar, podendo servir como ponto de partida, exemplo ilustrativo ou elemento estruturante, conforme a estratégia escolhida pelo professor. Para definir a abordagem mais adequada, é essencial analisar cuidadosamente o conteúdo a ser implementado. Assim, neste trabalho, dois episódios da série que abordam conteúdos didáticos da disciplina de Química serão examinados utilizando a análise textual discursiva (ATD). Espera-se que temas, tópicos e padrões discursivos presentes na narrativa televisiva sejam identificados, contribuindo para uma compreensão mais profunda das mensagens transmitidas e das representações construídas pelos personagens. O conteúdo selecionado para a realização da pesquisa, será: reações químicas envolvidas em explosões e análise de evidências químicas. Na segunda etapa, será elaborada uma oficina temática sobre ciência forense, utilizando os episódios selecionados da série CSI como recurso didático principal. Esta oficina seguirá a metodologia do ciclo da experiência de George Kelly, que envolve as etapas de antecipação, investimento, encontro, confirmação/desconfirmação e revisão construtiva. Durante a oficina, os participantes serão expostos aos episódios da série, seguidos por atividades práticas que promovam a reflexão e a aplicação dos conceitos abordados. O ciclo da experiência kellyana permitirá uma abordagem dinâmica e participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento pelos participantes. Ao final da oficina, serão coletados dados qualitativos para avaliar o uso dos episódios de CSI como recurso didático.