A ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TRADICIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um Olhar para o Processo de Produção da Farinha de Mandioca na Comunidade Quilombola Matinha dos Pretos-BA
Educação Escolar Quilombola. Decolonialidade. Ensino de Química.
O presente projeto de pesquisa tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola para focar na confluência entre conhecimentos, com o objetivo geral de analisar a relação existente entre conhecimentos tradicionais quilombolas e científicos a partir da construção e aplicação de uma proposta de ação didática sobre a produção de farinha de mandioca na comunidade quilombola da Matinha dos Pretos, localizada próxima da cidade de Feira de Santana, Bahia. Para tal, inicialmente foi realizado, durante etapa de imersão, entrevistas com membros e membras da comunidade visando conhecer a cultura por meio dos conhecimentos tradicionais relativos à produção da farinha de mandioca e, com isso, organizou-se uma ação didática, validada pela escola e pela comunidade, utilizando critérios da literatura. Em seguida, a ação didática foi aplicada na escola municipal da localidade, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Por fim, em momento de retorno, realizaremos entrevista com estudantes que participaram da aplicação. Os dados obtidos a partir do registro audiovisual das entrevistas e aplicação, coleta de materiais desenvolvidos nas atividades e notas de campo, e a análise foi realizada utilizando elementos decoloniais, para respeitar o caráter do trabalho. É importante salientar que toda a pesquisa está baseada numa metodologia sentipensante, que coloca as atrizes e os atores de pesquisa numa intersecção entre a razão e o coração. Buscamos contribuir na valorização dos conhecimentos tradicionais no ensino de Ciências, bem como na formação cidadã de estudantes da Matinha dos Pretos, valorizando a cultura e o conhecimento da sua comunidade, e para as reflexões docentes quanto a importância da construção e aplicação de atividades, em ações didáticas, na busca de um ensino de Ciências mais humano, considerando a diversidade, os diferentes contextos e o multiculturalismo na Educação Escolar Quilombola conforme preconizado em suas diretrizes curriculares.