CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO CTSA PARA O ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA
Educação em Ciências; Paulo Freire; Abordagem CTSA; Investigação Temática.
Esta investigação enquadra-se em um conjunto de reflexões relacionadas ao Ensino das Ciências, mais especificamente o Ensino de Química, fundamentado na Investigação Temática aliada à Educação Problematizadora de Paulo Freire, e integrada à perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Quando se articula Freire com os aspectos da abordagem CTSA o que se procura é a participação da sociedade pela superação de seu silêncio, como aponta Auler (2002). Nessa visão, existe um sentido de reivindicação de democratização das decisões dos temas geradores envolvendo Ciência-Tecnologia, além de estimular um ensino que proporcione uma visão crítica do mundo para transformar a realidade. Partindo desse contexto, conduzimos esta investigação a partir do seguinte problema: Quais são as contribuições e limitações da aplicação de uma sequência didática fundamentada na educação problematizada Freireana e na perspectiva CTSA para desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos e sua formação para a cidadania? Para o alcance da contemplação do problema, adotamos uma pesquisa do tipo participante de natureza qualitativa, que foi desenvolvida com estudantes da 2° série do ensino Médio, na cidade de Surubim – Pernambuco. Para obtenção do tema gerador foi utilizado a dinâmica da Investigação Temática (FREIRE, 1978), sintetizada nas seguintes etapas: 1) Estudo da realidade; 2) Analise das situações-limite; 3) Círculo de cultura; 4) Redução Temática e 5) Trabalho em Sala de aula. Para o desenvolvimento das aulas, tendo em vista a compreensão do Tema Gerador, utilizamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Os dados coletados foram analisados por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias no presente estudo foram emergentes, durante o processo de análise das falas dos educandos e da comunidade, bem como das inquietações/problemáticas abordadas em sala de aula. Em suma, a abordagem que une a investigação temática, a educação problematizada Freireana e a perspectiva CTSA apresentou-se como uma valiosa ferramenta para promover uma educação mais significativa, crítica e contextualizada. Os resultados obtidos indicam que essa abordagem tem o potencial de fortalecer o pensamento crítico dos educandos, capacitá-los a lidar com questões complexas e se tornarem cidadãos conscientes e engajados em questões sociais.