Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LEANDRO COSTA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ LEANDRO COSTA GOMES
DATA : 31/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Intersecção entre a História e a Filosofia das Ciências e a Experimentação Aberta no Ensino de Física: Construindo uma Perspectiva Crítica sobre as Ciências com Discentes do Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Natureza das Ciências; Experimentação Aberta; História e Filosofia das Ciências; Ensino de Física; Hermenêutica de Paul Ricouer.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O Ensino de Física tem passado por diversas modificações metodológicas ao longo do tempo em busca de uma ação didática que promova uma formação científica para além dos próprios conteúdos curriculares dessa área do saber. Abordagens como a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, uso de experimentos, contextualizações pela História e Filosofia das Ciências, utilização de recursos computacionais dentre outras tem sido empregadas na tentativa de sanar os problemas na formação dos estudantes. No entanto, tais empreitadas parecem ser utilizadas de forma não integrada e como intervenções pedagógicas pontuais. Destarte, propomos, no Ensino de Física de um campus do Instituto Federal de Alagoas, uma ação didática transversal aos três anos do ensino médio integrado que entrelace a perspectiva epistêmica da História e Filosofia das Ciências com a imersão científica promovida pela Experimentação Aberta para propiciar uma formação crítica, complexa, contextualizada e humanizada acerca dos aspectos da Natureza das Ciências. Apresentamos em detalhes as atividades desenvolvidas no primeiro semestre letivo do segundo ano do ensino médio integrado durante a exploração do conteúdo curricular Termologia. Os dados foram construídos a partir da produção textual dos discentes e analisados pelo viés da Hermenêutica de Paul Ricouer em busca de marcas de subjetividade que demonstrassem a compreensão total ou parcial dos aspectos da Natureza das Ciências. Tecemos uma discussão qualitativa sobre os potenciais e obstáculos da relação entre a História e Filosofia das Ciências e a Experimentação Aberta para abordar as características das Ciências e do Fazer Científico no ensino médio integrado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO
Interna - ***.128.744-** - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Externa à Instituição - THAÍS CYRINO DE MELLO FORATO - UNIFESP
Externo à Instituição - TIAGO CORDEIRO DE OLIVEIRA - IFSE
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 11:58
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss12.producao-jboss12