O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM RELAÇÃO ÀS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO.
Pensamento algébrico; Equações; Formação de professores
acreditamos que a aprendizagem se dá através do processo dialético entre a objetivação e a subjetivação no âmbito da atividade em que acontece a produção de uma obra comum, no qual o professor não é aquele que transmite o conhecimento a seus alunos, considerados sujeitos passivos ou meros receptores desse conhecimento, pois na atividade tanto os alunos como os professores são considerados subjetividades em formação, nessa perspectiva, as formações continuadas que realizaremos com os professore dos anos iniciais do ensino fundamental, que ensinam matemática, será inspirada na principal categoria ontológica da Teoria da Objetivação, o Labor Conjunto, em que seu papel central deriva de uma concepção antropológica materialista dialética do ser humano (RADFORD, 2021). Nesse cenário pedagógico, procuraremos responder a seguinte questão de pesquisa: Como uma formação continuada para professores que ensinam matemática nos 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando as ideias da Teoria da Objetivação (TO), amplia o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores com foco nas equações?