PRÁTICAS DOCENTES NA PESPECTIVA DA INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; Formação Docente
O projeto de pesquisa tem como ponto de partida o seguinte problema: Como são planejadas as práticas docentes relacionadas à inclusão de crianças com deficiência, que foram construídas no processo formativo de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
A partir do problema de pesquisa, a investigação será desenvolvida com base nos seguintes objetivos:
a) Objetivo Geral: Analisar a relação entre as práticas docentes voltadas para a inclusão de crianças com deficiência e o processo formativo dos professores para o Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
b) Objetivos Específicos:
· Identificar as práticas docentes relacionadas à inclusão de crianças com deficiência;
· Descrever o processo formativo, inicial e continuado, dos professores que ensinam Ciências a educandos com deficiência;
· Discorrer sobre as práticas docentes de inclusão a partir das aulas de Ciências;
· Conhecer e discutir sobre os documentos relacionados à inclusão de criança com deficiência na escola pesquisada e na secretária de educação do município de Serra Talhada.
O processo investigativo busca contribuir com a discussão sobre a inclusão de crianças com deficiência e as práticas docentes no Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Serra talhada – PE. Espera-se, portanto, que os resultados contribuam com as práticas de professores que tenham interesse na temática e em futuras pesquisas.