A ABORDAGEM CTS E OS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018:
Uma análise sobre a temática Radioatividade
Abordagem CTS; livro didático de química; radioatividade; textos complementares; ensino médio.
Esta dissertação busca analisar aspectos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), no contexto da temática Radioatividade em Livros Didáticos de Química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Partimos da realidade que os Livros Didáticos são bastante utilizados pelos professores de Química na organização do conteúdo e planejamento de ensino para as aulas, como também vem introduzindo em sua estrutura os resultados de pesquisas da área de Ensino de Química, que incluem temáticas químicas sob a ótica da abordagem CTS. Nesse sentido, alguns dos objetivos da abordagem CTS incluem a alfabetização científica e tecnológica, desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, tomada de decisão para resolução de problemas para o exercício da cidadania e uma visão mais adequada da Ciência, Tecnologia, Sociedade e suas inter-relações. Este estudo é de caráter qualitativo quanto a abordagem dos dados. A escolha pelo tema Radioatividade se deu pela sua natureza controversa, bem como pela escassez de pesquisas que relacionem este tema com a abordagem CTS nas obras analisadas. A seleção dos livros se deu pelas informações contidas no Guia do Livro Didático 2018, sendo selecionados cinco volumes das seis coleções aprovadas, conforme incluíam a temática Radioatividade. Para análise foi feita uma leitura completa dos capítulos relativos à Radioatividade, com base nas categorias contextos de aplicação da Radioatividade em uma abordagem CTS, adaptados de García-Carmona (2008) e critérios que devem atender os materiais didáticos CTS, segundo Santos (2001). Os resultados mostram que os livros analisados adotam alguns contextos de aplicação da Radioatividade, como é o caso da ênfase dada ao seu uso na produção de energia elétrica e na medicina. Com relação aos textos complementares foram identificados trinta e dois ao longo dos cinco livros didáticos. Desses, poucos apresentam aspectos de ação responsável, tomada de decisão e balanço de ponto de vista, elementos fundamentais de materiais didáticos baseados na abordagem CTS. Concluímos que a presença de vários contextos de aplicação da Radioatividade, bem como a inclusão de textos complementares nos livros didáticos de química destacam o papel e expansão do PNLD na difusão de novas propostas para o ensino de Química, pautadas pelos objetivos da abordagem CTS.