ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA EDUCAÇÃO DIALÓGICA FREIRIANA E NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO ELETRÔNICO
Educação dialógica Freiriana; Abordagem CTS; Ensino de Química; lixo eletrônico.
O presente estudo tem como objetivo analisar uma sequência didática fundamentada na educação dialógica Freiriana e na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a construção de conceitos químicos a partir do tema gerador sobre o lixo eletrônico. Quando se articula Freire com CTS o que se procura é a participação da sociedade pela superação de seu silêncio, cooperando para formação de cidadãos competentes e conscientes de seu papel na sociedade. Nessa articulação, o presente estudo é de natureza Qualitativa do tipo pesquisa Participante, o qual, possibilita a hierarquização das ações de descrever, compreender e explicar as relações entre a visão global e local. Nesse contexto, esta investigação será desenvolvida em uma escola de referência, localizada na cidade de Bom Jardim – Pernambuco, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Será elaborada pelo pesquisador, uma sequência didática (SD), que será construída a partir dos três momentos pedagógicos (3 MP): Problematização Inicial (PI); Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC), objetivando, identificar as concepções iniciais dos estudantes sobre a abordagem do lixo eletrônico; analisar os conceitos construídos pelos estudantes, ao logo do desenvolvimento da sequência didática, fundamentada na educação dialógica freiriana e na abordagem CTS; identificar as contribuições e limitações da sequência didática em sua relação com os três momentos pedagógicos (3MP) e com os conceitos construídos pelos estudantes; elaborar um Produto educacional que contemple a respectiva sequência didática desenvolvida para a construção de conceitos químicos sobre lixo eletrônico. Visando atender aos objetivos propostos, ressaltamos que uma das finalidades que norteia esta pesquisa é contribuir com discussões, planejamentos e ações que reflitam numa melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem de Química, de modo a formar estudantes críticos e
atuantes na sociedade.