Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MEIRA DE ARAÚJO CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA MEIRA DE ARAÚJO CAVALCANTE
DATA : 31/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Recife
TÍTULO:

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica. Formação inicial de professores de química.

 


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A alfabetização científica (AC) é um termo que vem sendo amplamente utilizado para definir um dos objetivos da educação em ciências relacionado à capacidade de compreensão científica e utilização da ciência aplicada aos desafios da atualidade. Seu uso tem início nos séculos XIX e XX, quando o autor Paul Hurd (1958) insere o termo em seu livro “Science Literacy: Its Meaning for American Schools”. A necessidade de inserir esse conceito surge das mudanças que ocorreram com o desenvolvimento científico e tecnológico do século XX, que requerem conceitos básicos para que a sociedade como um todo possa acompanhar esse desenvolvimento, e com isso, proporcionar a ascensão, tanto social como cultural, indispensável às pessoas do século XXI. A AC surge na didática do ensino de ciências como uma oportunidade de integrar a linguagem cientifica aos acontecimentos cotidianos, construindo uma conexão com o senso comum ao unir lógica, escrita e leitura. No entanto, a inclusão de abordagens que promovam a AC no ensino superior, mais especificamente, na formação inicial de professores de Química, ainda é escassa. Nesse contexto, conduzimos este projeto de pesquisa com o objetivo de analisar contribuições e limitações de um processo formativo para professores de Química em formação inicial no desenvolvimento da AC deles. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa assumirá uma abordagem qualitativa dos dados, será desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior do Estado da Paraíba, contará com a participação de licenciandos em Química no contexto de um processo formativo desenvolvido nos moldes de um curso de extensão, e seguirá as seguintes etapas metodológicas: revisão da literatura; planejamento do processo formativo; desenvolvimento do processo formativo; e organização e análise dos dados. Embora a revisão da literatura não seja objetivo específico desta pesquisa e sim uma etapa metodológica, destacamos que sua realização possibilitou-nos apontar aspectos que reforçam o desenvolvimento desta pesquisa, como, por exemplo, a não identificação de trabalhos direcionados tanto para a AC de licenciandos em Química como para a compreensão deles do como conduzir a prática docente na perspectiva da AC. Portanto, estes aspectos são indícios de que a AC na formação inicial de professores de Química ainda é um objeto de estudo que precisa ser investigado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3524099 - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Interna - 2453021 - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Notícia cadastrada em: 31/03/2022 14:05
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss07.producao-jboss07