SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PROMOVIDOS POR DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO DE Clitoria ternatea L. E Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone
Biomassa microbiana, estoque de carbono, fixação biológica de nitrogênio, produtividade, matéria orgânica do solo, sistemas integrados.
Sistemas integrados de produção de forragem podem promover diversos serviços ecossistêmicos. Foi investigado o efeito de sistemas de cultivo (monocultivo ou consórcio) de Capim-elefante (Cenchrus purpureus) com diferentes portes (Elefante B e Mott), consorciados ou não com Cunhã (Clitoria ternatea) sobre as caracteristicas agronomicas, atividade microbiana, qualidade da materia organica, glomalina, estoque de C e N em clima tropical seco. O monocultivo de Capim-elefante foi adubado com N (300 kg N ha-1 ano-1). O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com quatro repetições. A cunhã em monocultivo apresenta maior acúmulo de forragem do que consorciada com genótipos de Capim-elefante. Genótipos de porte alto e baixo não diferem no acúmulo de forragem. A relação folha/caule da Cunhã e do Capim-elefante foi semelhante para os diferentes sistemas de cultivo. O acúmulo de forragem e teor e estoque de N no solo não diferiram entre os monocultivos de Capim-elefante e os consórcios com Cunhã. O monocultivo de Cunhã estoca mais N no solo em comparação com os demais sistemas de cultivos. A qualidade da matéria orgânica, C e N da biomassa microbiana, quociente metabólico e microbiano do solo não diferiram entre os monocultivos de Capim-elefante e os consórcios com Cunhã. Na época chuvosa ocorre maior qualidade da matéria orgânica, teor de glomalina, atividade e biomassa microbiana, e maior quociente microbiano e de mineralização em comparação com a época seca. Na época seca ocorre maior teor e estoque de C, além da maior participação do Capim-elefante na composição botânica em relação a Cunhã. Na camada mais superficial do solo (0-0,10 m) foi observada maior atividade microbiana, maior N-mic, menor relação C/N na microbiota. O estoque de C e N é maior na camada 0,20-0,40 m do solo. Comparado ao monocultivo, a inclusão da Cunhã em capineiras de capim-elefante, independente do porte da gramínea, mantém o acúmulo de forragem, a qualidade da matéria orgânica e atividade microbiana, e o armazenamento de C e N do solo, sem necessidade de adubação nitrogenada.