Banca de DEFESA: DAYANNE CAMELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANNE CAMELO
DATA : 23/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários do PPGZ, DZ, UFRPE
TÍTULO:

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PROMOVIDOS POR DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO DE Clitoria ternatea L. E Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone


PALAVRAS-CHAVES:

Biomassa microbiana, estoque de carbono, fixação biológica de nitrogênio, produtividade, matéria orgânica do solo, sistemas integrados.

 


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Sistemas integrados de produção de forragem podem promover diversos serviços ecossistêmicos. Foi investigado o efeito de sistemas de cultivo (monocultivo ou consórcio) de Capim-elefante (Cenchrus purpureus) com diferentes portes (Elefante B e Mott), consorciados ou não com Cunhã (Clitoria ternatea) sobre as caracteristicas agronomicas, atividade microbiana, qualidade da materia organica, glomalina, estoque de C e N em clima tropical seco. O monocultivo de Capim-elefante foi adubado com N (300 kg N ha-1 ano-1). O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso com quatro repetições. A cunhã em monocultivo apresenta maior acúmulo de forragem do que consorciada com genótipos de Capim-elefante. Genótipos de porte alto e baixo não diferem no acúmulo de forragem. A relação folha/caule da Cunhã e do Capim-elefante foi semelhante para os diferentes sistemas de cultivo. O acúmulo de forragem e teor e estoque de N no solo não diferiram entre os monocultivos de Capim-elefante e os consórcios com Cunhã. O monocultivo de Cunhã estoca mais N no solo em comparação com os demais sistemas de cultivos. A qualidade da matéria orgânica, C e N da biomassa microbiana, quociente metabólico e microbiano do solo não diferiram entre os monocultivos de Capim-elefante e os consórcios com Cunhã. Na época chuvosa ocorre maior qualidade da matéria orgânica, teor de glomalina, atividade e biomassa microbiana, e maior quociente microbiano e de mineralização em comparação com a época seca. Na época seca ocorre maior teor e estoque de C, além da maior participação do Capim-elefante na composição botânica em relação a Cunhã. Na camada mais superficial do solo (0-0,10 m) foi observada maior atividade microbiana, maior N-mic, menor relação C/N na microbiota. O estoque de C e N é maior na camada 0,20-0,40 m do solo. Comparado ao monocultivo, a inclusão da Cunhã em capineiras de capim-elefante, independente do porte da gramínea, mantém o acúmulo de forragem, a qualidade da matéria orgânica e atividade microbiana, e o armazenamento de C e N do solo, sem necessidade de adubação nitrogenada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIO VIEIRA DA CUNHA
Interna - MERCIA VIRGINIA FERREIRA DOS SANTOS
Interno - VALDSON JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - JANERSON JOSÉ COELHO
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA - INSA
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 07:41
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss08.producao-jboss08