Falas de Professoras Formadoras: as experiências que compõem o processo formativo
Formação de professoras; História de vida; Narrativas
A pesquisa intitulada Falas de Professoras Formadoras: as experiências que compõem o processo formativo,tem como objetivo geral compreender as experiências que marcaram o processo formativo das professoras formadoras do Município do Ipojuca/PE, considerando as narrativas das experiências e trajetórias formativas, para isso vamos olhar para suas vivências num espaço e tempo históricos. Os objetivos específicos desse estudo são: conhecer as experiências que marcaram a caminhada formativa das professoras formadoras; analisar elementos que marcaram seu processo formativo enquanto professoras formadoras; identificar em suas narrativas, os desafios destacados por essas professoras em sua jornada enquanto formadoras. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com o método de pesquisa narrativa fundamentada em Connelly e Clandinin (2011), utilizando como técnicas de entrevista narrativas (EN) Jovchelovitch; Bauer, (2010), para a construção do corpus dessa pesquisa. Para a análise, das entrevistas utilizaremos a análise compreensiva interpretativa fundamenta em Souza (2014). A pesquisa será realizada na Secretaria de Educação do Município do Ipojuca, localizada no Estado de Pernambuco. As parceiras da pesquisa serão professoras que atuam como formadoras de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. O estudo visa contribuir no campo dos estudos autobiográficos e histórias de vida com a pesquisa narrativa e favorecerá na construção do conhecimento no campo da formação continuada de professores/as, especificamente para as/os professoras/es que atual como formadoras/res na educação básica.