AS CONDIÇÕES DA LEITURA E DA ESCRITA ACADÊMICA NA FOMAÇÃO DE DOUTORES: UM ESTUDO A PARTIR DA REDE NORDESTE DE ENSINO
Letramento acadêmico; Leitura e escrita; Pós-graduação; Produção científica; Formação de pesquisadores.
Este projeto de tese tem como objetivo geral investigar as condições de leitura e de escrita acadêmica de discentes do Curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e suas implicações para a formação e produção científica. Parte-se do reconhecimento de que a escrita acadêmica, fundamental para a trajetória formativa dos pesquisadores, é um processo complexo que envolve práticas sociais, discursivas e subjetivos, não sendo uma habilidade inata ou espontânea. Nesse sentido, busca-se compreender por que discentes de pós-graduação frequentemente se deparam com bloqueios e dificuldades na produção de suas teses, questionando-se se essas limitações guardam relação com as práticas de leitura desenvolvidas ao longo do percurso escolar e formativo. Partindo desse problema, estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: compreender como se dá o processo de escrita na pós-graduação stricto sensu na área de Ensino, a partir da RENOEN; identificar de que forma ocorre o processo de leitura na pós-graduação e como ela se articula com a escrita acadêmica; e analisar as percepções dos pós-graduandos quanto à relação entre leitura e escrita e suas implicações para a pesquisa na área de Ensino. Fundamentado nas concepções de letramento como prática social (Street, 1984; Lea; Street, 1998) e nas discussões sobre formação acadêmica e produção científica (Bianchetti; Machado, 2009), o estudo analisa as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, as limitações no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita e seus impactos na produção do conhecimento científico. A pesquisa visa, assim, contribuir para a reflexão crítica sobre os desafios da formação de pesquisadores e para a proposição de ações pedagógicas que favoreçam o fortalecimento doletramento acadêmico e a democratização do saber científico.