A Educação STEAM no Ensino de Química: possibilidades e limitações para a emergência da argumentação em sala de aula
Educação STEAM, Argumentação, Química dos Alimentos, Ensino Médio.
O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades e limitações de um desenho STEAM sobre a Química dos Alimentos para o desenvolvimento da argumentação e construção do conhecimento sobre esta temática, em aulas de química do ensino médio. O referencial teórico contempla uma discussão de estudos acerca dos princípios e aspectos metodológicos da Educação STEAM, a linguagem e construção do conhecimento no ensino de ciências na perspectiva histórico-cultural, a Educação STEAM e a argumentação científica na perspectiva dialógica, os mecanismos inerentes aos processos argumentativos como privilegiados para a construção do conhecimento e a Química dos Alimentos como tema discutível em sala de aula. Na dimensão metodológica, adota-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo interventiva na modalidade de pesquisa de aplicação. Os participantes da pesquisa serão estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública voltada à Educação Profissional e Tecnológica. O procedimento metodológico envolve a aplicação de uma intervenção didática baseada em um desenho que engloba princípios da STEAM, com a finalidade de promover o desenvolvimento da argumentação pelos estudantes, tendo como ponto de partida a proposição e resolução de um problema potencialmente argumentativo. Os instrumentos de coleta de dados correspondem à gravação em áudio e vídeo, produção de textos e fichas de atividades. Para a análise dos dados, será adotado o procedimento analítico do processo de argumentação para caracterização de ciclos argumentativos, e as dimensões epistêmica, argumentativa e pragmática para analisar o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, propostos por Leitão. E o modelo da argumentação voltado à análise de questões sociocientíficas segundo Sá, com o intuito de reconhecer práticas epistêmicas da argumentação em termos de sua natureza, fontes de evidência e estratégias de aprendizagem. Por fim, busca-se avaliar possíveis contribuições e limitações de um desenho STEAM para a promoção da argumentação e a construção do conhecimento sobre a Química dos Alimentos, de forma critica, pelos estudantes. Espera-se que a vivência do desenho STEAM proporcione o desenvolvimento do processo argumentativo e a aprendizagem de conhecimentos científicos pelos alunos, indicando que a Educação STEAM pode se configurar como um desenho didático que contribui para tais finalidades.