AUDIODESCRICÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Formação Continuada de Professores, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Audiodescrição, Ensino de Biologia.
O projeto de tese em questão investigará a formação continuada de professores de biologia do ensino básico, com foco na educação inclusiva e no uso da audiodescrição como tecnologia assistiva. A pesquisa buscará respostas para a seguinte questão: quais são as abordagens e os desafios no uso da audiodescrição no ensino de Biologia, com vistas à inclusão de estudantes com deficiência visual, e os impactos de um processo formativo sobre a audiodescrição na formação continuada dos professores de Biologia participantes? O estudo partirá da hipótese de que um processo formativo de professores de Biologia sobre a audiodescrição, como tecnologia assistiva para a inclusão de estudantes com deficiência visual, pode desvelar diferentes abordagens para o seu uso, desafios a serem enfrentados pelos professores, bem como impactos para a formação continuada deles. O objetivo geral será analisar abordagens e desafios no uso da audiodescrição no ensino de Biologia, com vistas à inclusão de estudantes com deficiência visual, e impactos de um processo formativo sobre a audiodescrição na formação continuada deles. A fundamentação teórica será embasada em autores que discutem a formação continuada de professores, a educação inclusiva, as tecnologias assistivas e a audiodescrição. A metodologia qualitativa de intervenção participativa, contará com a participação de quatro professores de Biologia de uma escola pública estadual localizada no município de Camaragibe, Pernambuco, envolverá etapas de revisão da literatura, planejamento do processo formativo, desenvolvimento do processo formativo e análise dos dados produzidos e adotará nuvem de palavras, narrativas escritas de professores, planejamentos dos professores, entrevistas de grupo focal e videogravação como instrumentos de pesquisa. As considerações éticas garantirão o anonimato dos participantes, o consentimento livre e esclarecido, bem como o cumprimento das diretrizes do Comitê de Ética em Pesquisa. Este projeto busca trazer contribuições para o debate sobre a formação continuada de professores de Biologia para o uso da audiodescrição como tecnologia assistiva na perspectiva de uma educação inclusiva de estudantes com deficiência visual.